Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
18/02/2014
Implantação de hospital em Cuiabá é tema de audiência pública na Câmara
Secom
verador Maurélio Ribeiro
Neste dia 26 de fevereiro, próxima quarta-feira, acontece na Câmara de Cuiabá, a audiência pública que tem a finalidade de debater a implantação do Hospital São Benedito, que vai funcionar no antigo Hospital das Clínicas, localizado na Avenida São Sebastião, e estava fechada há anos.

O vereador Maurélio Ribeiro (PSDB), que solicitou a audiência, pretende conhecer de fato a situação, pois a implantação parece não ter sito discutida amplamente com a sociedade e, não se sabe exatamente como o hospital vai funcionar e a que casos irá atender. Há rumores de que o hospital seria para atendimentos de alta complexidade, com foco nas áreas de cardiologia e neurologia.

“Queremos um debate amplo com os seguimentos envolvidos, até mesmo para diminuir os riscos e danos, caso o hospital esteja sendo implantado de forma intempestiva. Não sabemos qual a complexidade do hospital. Se for de média ou alta, por exemplo, sabemos que o custo é muito alto. Temos que planejar. Há recursos para arcar com isso ou, será que teremos profissionais para atender a esta demanda?”, questiona o vereador.

As informações que foram conseguidas sobre este hospital, indicam que serão investidos R$ 12 milhões de reais com equipamentos e, que a manutenção mensal será em torno de R$ 7 milhões de reais. Uma das questões que se impõe é se não ficaria menos oneroso disponibilizar leitos em hospitais já estruturados e cadastrados ao Sistema Único de Saúde ao invés de montar uma estrutura que não resolverá totalmente as demandas do município.

Diversas instituições foram convidadas para à audiência, como o Conselho Regional de Medicina, os Sindicatos dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed/ MT), dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen), Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público, Defensoria Pública, secretarias de Estado de Saúde e Municipal de Saúde e, as diretorias dos hospitais do Câncer, Júlio Muller, Bom Jesus, Santa Helena e Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

Para a Presidente do Sindicato dos Médicos do Estado, Elza L. de Queiróz, “este é um assunto de interesse público, aberto, que deve ser debatido com toda a sociedade e, a Câmara é o local certo para isso. Nós entendemos que esta medida é paliativa e aceita somente a médio e curto prazo, pois o desejo da categoria é que se construa um hospital novo, 100% público”, frisou Elza.

A audiência é aberta à população e está marcada para se iniciar às 9 horas da manhã, no Plenário das Deliberações da Câmara de Cuiabá.

Luciana Oliveira Pereira



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.