10/02/2014
Vereadores aprovam projeto que auxilia na redução de gastos
Banco de imagens Câmara de Cuiabá
Buscando garantir o equilíbrio financeiro da Câmara de Cuiabá, o vereador Júlio Pinheiro (PTB) tem adotado algumas medidas emergenciais visando a redução de gastos. A intenção do petebista é zerar o déficit da Casa de Leis até meados do ano, para conseguir fechar 2014 no azul.

Para tanto, o parlamentar abriu mão de oito cargos de secretários. Dos onze disponíveis na Casa de Leis, apenas três pastas terão secretários nomeados. As demais passarão a ser comandadas por coordenadores.

Para que tal medida pudesse ser implantada, foi necessário o aval dos demais vereadores em plenário. Na última sessão plenária os parlamentares aprovaram por unanimidade o projeto de lei que cria onze cargos de coordenadores.

De acordo com Pinheiro, isto deve acarretar em uma economia d aproximadamente R$ 600 mil no ano. Isto porque, a remuneração de um coordenador é inferior de o secretário. "Enquanto um secretário ganha em média R$ 8 mil, o coordenador vai ganhar metade, R$ 4 mil", explica.

Além disso, o presidente determinou a revisão de todos os contratos da Casa de Leis. Ao final desta análise, o vereador afirma que irá analisar a necessidade de cada convênio. Alguns devem ser rescindidos.

O presidente assumiu o comando do Legislativo Cuiabano no final do ano passado com um déficit de mais de R$ 8 milhões. De lá para cá o parlamentar não mediu esforços na tentativa de reduzir este impacto financeiro negativo.

"Vamos começar o ano com algumas dificuldades. Assumi a Casa em um período de grave crise financeira. Consegui alguns avanços, mas ainda assim ficou resquício. Iniciaremos o ano com um déficit de aproximadamente R$ 2 milhões. Então, peço a compreensão de todos os parlamentares, pois será necessário realizar alguns cortes", pontuou.

Já com relação ao pagamento das rescisões trabalhista, o presidente garante o empenho da primeira parcela já neste mês. Ela será paga juntamente com o salário dos servidores.

Pinheiro garante que ela será quitada até junho. "Fiz um levantamento e decidi que vamos pagar todas as rescisões. Vamos dividir os pagamentos em três ou cinco parcelas para honrar com todos que colaboraram com a Câmara. Vamos começar a efetuar os pagamento já a partir deste mês", afirma.