06/02/2014
João Emanuel destaca a importância das redes sociais
Walter Machado
O vereador João Emanuel (PSD), usou a tribuna durante a primeira sessão de 2014 para falar da transformação da democracia com as mídias sociais. O vereador entende que um novo modelo democrático está emergindo com as redes sociais. “Hoje há uma demanda mundial por transparência nos sistemas político, econômico e social e esse processo está sendo democratizado com o acesso à internet”.

Nos últimos quinze anos, conforme o parlamentar, as mudanças nessa mídia, que começa a ganhar terreno cada vez maior socialmente, foram muito profundas. “Não dá para achar que a democracia vai escapar das transformações provocadas por ela”, afirmou.

Quanto a representação movida pela Comissão de Ética e Decoro da Câmara, sobre ação da Ong Moral, o vereador João Emanuel garante estar tranqüilo. Ele declara que é inocente e diz que procura uma saída jurídica para preservar o mandato. “Até lá vou focar na atividade parlamentar”, garantiu.

O vereador quer focar sua atuação parlamentar em projetos sociais, econômicos e ambientais. “Pretendo fortalecer a participação e o envolvimento da sociedade na formulação e avaliação de políticas públicas”, disse.  João Emanuel vai intensificar a força tarefa para tratar os dependentes químicos e erradicar as cracolândias existentes na cidade.

Uma emenda modificativa na LDO, de sua autoria, garantiu no orçamento da Prefeitura de Cuiabá, para este ano, R$ 10,2 milhões para a regularização fundiária, cujo recurso está locado dentro do Fundo Municipal de Regularização Fundiária. “Isso representa mais qualidade de vida para a população, uma vez que os bairros saem da informalidade para a formalidade”, resumiu.

No campo econômico, o parlamentar quer garantir os benefícios da lei de desburocratização das micro e pequenas empresas, a chamada Redesim, da Secretaria das Micro e Pequenas Empresas, do governo federal, para Cuiabá. “Essa é uma conquista e vamos aproveitar a presença do ministro Afif Domingos, titular da secretaria, que é do PSD e estará em Cuiabá, para que o benefício seja estendido para os micro e pequenos empreendedores da nossa Capital”, completou.