04/02/2014
Família lembra preocupação ambiental do professor Benedito Figueiredo durante Movimento PlantAR
No segundo ano de sua implantação o Movimento de Arborização Comunitária- PlantAR, idealizado pelo vereador Mário Nadaf, homenageia o professor Benedito Figueiredo durante a ação que aconteceu sobre a ponte que leva o nome do mestre, por 50 anos ele lecionou nas principais unidades de ensino da Capital.

A ponte Benedito Figueiredo possui 155 metros de extensão por 12,8 metros de largura e duas faixas de circulação (fluxo e contra fluxo), a parte que esta em área seca, no calçamento já foi arborizada com palmeiras, em duas etapas realizadas pelo movimento PlantAR . A última ação, direcionada a região do Rio Coxipó, será a 30 Metros das águas e já recebeu a sugestão para ser arborizada com pequizeiros, árvore típica do Serrado.

A família do professor agradeceu a justa homenagem feita pelo projeto ao educador Benedito.

“Durante todo tempo ele era muito ligada às plantas, gostava muito de árvores frutífera, laranjais, mangueiras, há cinqüenta anos ele já preocupava com a preservação dos rios, a vida inteira focou na educação e na natureza”, relembrou Olga Figueiredo, filha do homenageado.

Participação da Escola João Brienne Camargo

Aproximadamente 50 alunos, da Escola Estadual João Brienne Camargo, participaram da 9ª Edição do PlantAR, que tem como uma de suas metas educar crianças e adolescentes a respeito da preservação ambiental.

Três edições do projeto foram direcionadas para instituições educativas, as outras foram para bairros comunidades carentes, desta vez professores e o SMTU deram apoio para monitorar os jovens, e os voluntários da ação ensinaram como deveria ser feito o plantio das árvores de forma adequada.

" É comprovado que o  trabalho de conscientização ambiental pode apresentar resultados satisfatórios com jovens e crianças", afirma Mário, que atua também como educador.

O Professor de Biologia, Junior Santos, destacou a importância do projeto. “Fui aluno do Mário e estou muito feliz em ver colocando em pratica as ideias que ele valorizava anteriormente é surpreendente, hoje como companheiro de profissão observo a importância da preservação do meio ambiente e o quanto e válido repassar isso aos alunos.

Já a professora Izabel Brandão pontuou a importância da comunidade envolvida em ações como esta, e relatou os trabalhos de compostagem, conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos, desenvolvido pela escola.

“Já desenvolvemos ações de conscientização através das redes sociais e demos inicio ao trabalho de compostagem, agora estamos em busca de apoio. Já a motivação repassada para os alunos é muito importante, pois a partir do momento que ele planta, ele olha, ele não estraga essa árvore depois”, disse a professora.