26/02/2008
Cuiabá terá o “Dia do RIM”
Secom Câmara/CBA
Vereador Deucimar
Projeto de Lei institui no calendário de eventos do município de Cuiabá o “Dia do RIM”. A doença renal, segundo informou o autor da propositura, Deucimar (PP) é silenciosa e só no Brasil atinge milhões de pessoas. Cerca de 60% da população não sabe que sofre da doença e quando descobre a função renal não pode ser recuperada. Com isso a fila de hemodiálise cresce a cada ano Estima-se que em 2010 mais de 125 mil pessoas estejam em diálise.

O Dia do Rim servirá para conscientizar a população da importância do diagnóstico precoce para barrar a doença e evitar que o paciente precise de diálise e transplante de rim. O custo acumulativo global para diálise e transplantes para a próxima década deve exceder |US$ 1 trilhão.

Mais de 80% dos pacientes que fazem diálise estão nos países desenvolvidos. Em países como a Índia e o Paquistão menos de 10% dos pacientes precisam, recebem algum tipo de terapia e na África há um pequeno ou não há acesso ao tratamento fator que aumenta o número de óbitos.

O impacto econômico da DRC nos países desenvolvidos é grave porque normalmente a doença atinge pessoas em idade produtiva. Por exemplo, na Guatemala 40% dos pacientes em diálise tem menos de 40 anos.

Na China haverá uma perda de US$558 bilhões na próxima década pelos efeitos da morte e da invalidez atribuídas às doenças renais e cardiovasculares.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues