11/12/2013
Dilemário comemora decisão do Ministério Público de recomendar de novo redução da tarifa de ônibus
Otmar de Oliveira
Dilemário: Abusos relacionados à tarifa têm que acabar. O povo não aguenta mais

Autor da representação junto ao Ministério Público que denunciou a inclusão de cobradores nos itens da planilha do cálculo tarifário que aumentou de R$ 2,70 para R$ 2,95 a tarifa do transporte coletivo em dezembro de 2012, o vereador Dilemário Alencar (PTB) comemorou a decisão do Ministério Público de recomendar novamente à Prefeitura de Cuiabá reduzir o valor da atual tarifa, de R$ 2,85 para R$ 2,60.

Na última sexta-feira (06/12), a comissão instituída para apurar e investigar a planilha do cálculo tarifário, encabeçada pelo Ministério Público, entregou o “Relatório Conclusivo de Auditoria Técnica das Planilhas de Custos da Tarifa”. No documento é novamente indicada a diminuição do preço da passagem do transporte coletivo após ter sido analisada a defesa interposta pela Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU), representante das empresas de ônibus.

“Procurei o Ministério Público para abrir a caixa preta da planilha do cálculo tarifário porque tinha a convicção de que os usuários do transporte coletivo de Cuiabá há anos vêm sendo lesados com o pagamento de altas tarifas de ônibus. Prova disto foi a minha denúncia de que os empresários do setor informaram à SMTU custos com salários e benefícios sociais de 623 cobradores, que, somados aos custos com combustível, pneus, impostos, entre outros itens, serviram para efeito do cálculo tarifário que elevou a tarifa atual de ônibus coletivo”, afirmou Dilemário.

O vereador disse ainda que sempre alertou na tribuna da Câmara Municipal que, caso não houvesse redução da atual tarifa, os usuários seriam prejudicados  e os empresários lucrariam de forma indevida neste ano mais de R$ 8,5 milhões.

“Espero que a Prefeitura e os empresários acatem a recomendação do Ministério Público e de fato baixem a atual tarifa, pois a mesma começou a vigorar no dia primeiro de janeiro deste ano sem existir cobradores trabalhando nos ônibus. Portanto, custos com cobradores não deveriam ser inclusos na planilha do cálculo tarifário. O Ministério Público fez justiça ao consumidor usuário do transporte coletivo ao recomendar que seja reduzida a atual tarifa”, completou Dilemário.

Rafael Garcete - Assessor de Comunicação - (65) 8415 0677.

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues