06/12/2013
LOA/2014 é tema de audiência pública nesta segunda-feira
Walter Machado
O vereador Oséas Machado, PSC, convida a população de Cuiabá para participar de audiência pública nesta segunda-feira (09-12), às 9 horas, no plenário do Legislativo, com a finalidade de debater a LOA/2014 - Lei Orçamentária Anual do Município.

Oséas explicou que a LOA/2014 sofreu modificações, conforme mensagem entregue no último dia 05-12 na Casa de Leis. "Então vamos discutir quais os dispositivos modificados, como proceder com base nisso. Sabe-se que houve incremento de R$ 100 milhões em relação ao texto anteriormente enviado ao Legislativo".

Segundo o parlamentar do PSC, a LOA é importante sob todos os aspectos, pois estabelece as diretrizes de trabalho do governo municipal para o ano seguinte. "Talvez seja uma das audiências menos frequentadas, mas é de importância fundamental para o futuro do município e dos que nele vivem. Foca o discurso pelo qual o gestor foi eleito, ou seja: qual será sua plataforma de atuação em prol de melhor estrutura para o município e, consequentemente, melhor qualidade de vida para seus habitantes".

Oséas discorreu também sobre um projeto que considera igualmente vital no futuro de Cuiabá,  o de aproveitamento dos espaços ociosos sob os viadutos da capital. Na sua visão, eles poderiam abrigar uma série de atividades úteis à sociedade, ao invés de se constituírem em simples abrigos de dependentes químicos, como já ocorre em alguns.

"Devo ressaltar que não sou contra o dependente químico, pessoas que precisam ser tratadas. Morar sob viadutos não é ideal para nenhum ser humano, é algo aviltante à própria condição do homem. Meu projeto estabelece que esses espaços tenham um aproveitamento diversificado, seja para abrigar pequenos comércios, banheiros públicos, aparelhos de ginástica, postos policiais, etc. Há uma gama de utilidades que poderia ser desenvolvida ali. Propiciar que os viadutos se tornem residência permanente de viciados em drogas e marginais de toda espécie não é correto".

Para provar que tem preocupação com os semelhantes que se tornaram dependentes de drogas, o vereador Oséas Machado citou que mantém uma chácara no Jardim Liberdade, região do Cinturão Verde, cuja atividade principala é amparar tais pessoas. "Trata-se de uma entidade ('Filhos do Rei') voltada a resgatar aqueles que haviam se enveredado pelo mundo tenebroso das drogas. Ao contrário do que muita gente pensa, não é um caminho sem volta, é reversível, desde que todos se empenhem para ajudá-los. É o que fazemos há seis anos. Os resultados, de lá pra cá, tem sido excelentes".

Machado cita que esse exemplo particular pode ser ampliado se ocorrer uma adesão determinada dos governos municipal, estadual e federal. "Drogas se tornou um dilema nacional. Não cabe somente ao município encabeçar iniciativas para debelar o avanço desse mal. O empenho deve ser parceiro, conjunto entre os governos de Cuiab á, de Mato Grosso e federal".

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara

ACESSE O LINK PARA CONHECER MAIS SOBRE A LOA