30/11/2013
LOA é tema de audiência pública nesta segunda-feira, na Câmara de Cuiabá
Walter Machado
Oséas: É o momento de toda a sociedade se posicionar. Discutir claramente quais são seus anseios
O vereador Oséas Machado, do Partido Social Cristão (PSC), presidente da Comissão de Acompanhamento, Fiscalização e Execução Orçamentária do Parlamento cuiabano, presidirá nesta segunda-feira, 02-12, às 9 horas, uma audiência pública no plenário da Câmara de Cuiabá para debater a LOA, evento aberto à sociedade cuiabana.

Oséas espera também contar com as presenças de colegas parlamentares e de representantes do Executivo e instituições distintas da sociedade civil organizada nas discussões que serão entabuladas na Casa de Leis. “Debater a LOA é de interesse coletivo, não apenas do Parlamento Municipal”, observou.

O parlamentar enfatiza assim ser fundamental que toda a sociedade participe desta discussão. "É uma excelente oportunidade para garantirmos os recursos que serão aplicados em áreas estratégicas do município. Principalmente em setores básicos, utilizados diuturnamente pela população. Saúde e Educação são exemplos gritantes".

Oséas Machado acredita que o prefeito Mauro Mendes está bem-intencionado em cumprir todos os dispositivos cruciais ao desenvolvimento da capital e do município inteiro. “Ele {Mauro} tem visão privilegiada para detectar quais ações são efetivamente capazes de pontuar os avanços desejados de sua gestão. Basta citarmos alguns pontos importantes incluídos na LOA. São projetos aclamados por Cuiabá há tempos: construção do novo Pronto-Socorro e outros voltados à revitalização da região do Porto, Parque Tia Nair, recuperação do Horto Florestal, implantação do PAC Cidades Históricas e Parque das Águas”.

O presidente da Câmara, Onofre Júnior, PSB, parabenizou Oséas Machado pela iniciativa de requerer uma audiência pública para discutir a LOA. Destacou ser de fato importante a participação maciça dos vários segmentos sociais da sociedade cuiabana nesta audiência ‘para conhecer e entender os dispositivos de aplicação da LOA’.

“Cuiabá registra uma série de demandas desafiadoras, que merecem ser tratadas com determinação e seriedade. Passo essencial para se chegar a um ponto resolutivo”, previu o dirigente da Casa de Leis de Cuiabá. Onofre Jr. Afirmou também estar convicto de que ‘tempos melhores se avizinham na capital e em todo o município’.

“A Copa 2014 está bem aí, à vista geral. Já nos sentimos orgulhosos pelo fato de Cuiabá integrar o elenco das cidades sedes. A capital mato-grossense e o município inteiro, inclusive os adjacentes, têm se preparado para este grande momento. Mas existem também outros desafios que precisam ser resolvidos prontamente”.

Ele afirma que essas demandas que interferem no bem-estar geral e comprometem segmentos importantes da sociedade, a exemplo da Saúde, Educação e outros estruturais. “Uma discussão voltada à LOA propicia um panorama mais nítido e resolutivo acerca das reais necessidades enfrentadas pelos munícipes”.

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara