26/11/2013
João Emanuel afirma que panes no Legislativo exigem medidas urgentes
Otmar de Oliveira
Paliativos não cabem mais nesse prédio. É antigo e está muito sucateado, afirma Emanuel

Minutos depois de a sessão plenária de hoje (26-11) ter sido interrompida, em função de pane geral de energia no prédio da Câmara Municipal, o presidente João Emanuel, PSD, afirmou que “não dá para admitirmos paliativos”. Ele se referia ao sucateamento progressivo das instalações elétricas e hidráulicas do imóvel sediado no Paço Moreira Cabral. Os gabinetes, via ofício, foram avisados de que o sistema já manifestava falhas desde às primeiras horas da manhã, com orientações para não sobrecarregá-lo (redução de luzes e desligamento dos aparelhos de ar-condicionado).

“Os trabalhos desta Casa de Leis têm sido prejudicados bastante por causa dessas panes sequenciais. A pergunta é: como resolver isso? Reformar o prédio ou construir um novo? Reformas não adiantam mais. Já foram feitas várias e a custo bem oneroso. Em pouco tempo se tornaram praticamente inócuas. Se somados, o montante de recursos aplicados nessas reformas seriam suficientes para construir uma nova sede Legislativa”.

Para que esse tema seja discutido amplamente, Emanuel afirmou que irá convidar seus pares para se reunirem com instituições governamentais e privadas. “Vamos agendar um encontro com os governos municipal e estadual, CREA, Instituto do Patrimônio Histórico e outros eventuais parceiros nos próximos dias. Queremos justamente isto: estabelecer uma parceria homogênea, efetivamente prática, para que seja edificado um projeto viável e com perspectivas de se concretizar em breve. Qual projeto sairá deste encontro, ainda não podemos precisar”.

João Emanuel não adiantou detalhes, mas existe uma ideia – ‘ainda em fase de formatação’ - que o atual prédio do Legislativo possa ser mesmo desativado em breve e venha servir a fins culturais do Município e/ou do próprio Estado, conforme acordo a ser estabelecido com vistas à oficialização de uma nova sede.

“Por enquanto não podemos dizer se a Câmara continua aqui ou se irá para algum outro lugar. O importante é deixar claro que os vereadores trabalham por Cuiabá. Todos eles. E trabalham com afinco, dedicação exclusiva. Portanto, precisam dispor de espaço confiável ao desenvolvimento de projetos que beneficiam toda a sociedade. Uma estrutura digna, espaçosa, confortável, não suscetível a panes seguidas, é o mínimo que podemos contar para desenvolver nossas atividades”.

João Carlos Queiroz SECOM/CÂMARA