22/11/2013
Dados de discriminação racial são mostrados pelo vereador Arilson na Câmara de Cuiabá
Discriminação racial continua a ser destaque nesta semana da consciência negra na Câmara de Cuiabá. Durante sessão desta quinta-feira (21), um dia após a data estadual de conscientização, o vereador Arilson da Silva apresentou dados nacionais que explicitam que a diferença entre brancos e negros persiste e, que no ambiente bancário é maior ainda.

Segundo o vereador, em um universo de cem bancários, somente 19 são negros que atuam  nas instituições financeiras. Este dado é da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).  O vereador afirmou que a realidade dos bancários negros apresenta maiores obstáculos para ascensão no ambiente de trabalho e promoções para cargos de chefia.

“A realidade dos negros ainda é desigual, onde uns ganham mais que outros que exercem a mesma função, mas é de cor diferente. Somos todos da mesma raça que é a raça humana, então não há porque de existir esta diferença. Nos bancos esta discriminação é vergonhosa, onde somente 19% dos trabalhadores são negros. Esta realidade tem que ser combatida por todos nós. Nós devemos dar ênfase nessa luta por valorização e igualdade, sem distinção de cor, gênero e orientação sexual”.

Apesar da Febraban apontar 19% de negros nos bancos, a ONG Educafro apontou que os negros e negras também estão em desvantagens maiores: de cada 100 brancos que trabalham nas instituições financeiras, apenas oito são negros. Os dados mostram que apenas 26% dos bancários negros conseguem ser promovidos nos bancos. A pesquisa foi apresentada durante o II Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro, realizado no Rio de Janeiro neste mês.

Marcela Brito - Assessora de Gabinete

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues