08/11/2013
Oséas passa a integrar Comissão de Acompanhamento dos Alvarás
Walter Machado
Oséas:
Após participar hoje (08-11) cedo de audiência pública na Câmara de Cuiabá para debater a problemática que os empresários farmacêuticos - e de outros setores do comércio -  têm enfrentado para conseguir alvarás sanitário e de funcionamento, o vereador Oséas Machado, PSC, afirmou que o saldo das discussões entabuladas em plenário foi positivo. Oséas foi oficialmente convidado pelo autor do requerimento da audiência, Orivaldo da Farmácia, PRP, para integrar a Comissão de Acompanhamento dos Alvarás.

"O colega Orivaldo {da Farmácia} está de parabéns. Trouxe à Casa de Leis do Município expressivas lideranças sindicais e empresariais, além de titulares de órgãos públicos municipais. A problemática enfrentada por segmentos comerciais diversos pôde ser amplamente discutida. Sentimos que essa audiência resultou num  comprometimento explícito da sociedade, com o intuito de aperfeiçoar as ideias, centrá-las numa solução viável ao presente impasse".

Oséas afirmou que, no geral, a audiência pública foi produtiva e sinalizou perspectivas que se enquadram no desejo dos comerciantes municipais. Mesmo porque, salientou, a classe empresarial se manifestou, expôs na íntegra suas dificuldades. "Os comerciantes têm sido penalizada financeiramente com o rol de exigências documentais impostas pelo órgão sanitário do município para a emissão de alvarás. A meu ver, o caminho rumo à solução começa pela desvinculação documental, a exemplo do alvará de bombeiro e o sanitário. Vou propor isso ao prefeito Mauro Mendes. Sempre salientando que entendo a utilidade social desse dispositivo. Mas poderia ser menos burocrático, mais ágil. O alvará sanitário zela pela saúde. No entanto, saúde sem segurança não adianta, convenhamos. Justifica-se assim a exigência de alvará a ser expedido pelo Corpo de Bombeiros".

João Carlos Queiroz Secom/Cuiabá