Início
NOTÍCIAS
04/11/2013
Colégio de Líderes do Legislativo realiza 1ª reunião e debate propostas
Walter Machado
Criação do Colégio de Líderes foi uma das principais propostas da atual Mesa Diretora

Aconteceu hoje (04-11), às 10 horas, no gabinete da presidência da Câmara de Cuiabá, a 1ª reunião do Colégio de Líderes do Legislativo. Uma das propostas debatidas é a criação da Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública, matéria a ser apreciada na reunião plenária desta terça-feira (05-11).

Na condição de convidado da 1ª reunião do Colégio de Líderes, o procurador-geral do Município, Rogério Gallo, expôs considerações de atuação harmônica entre o Legislativo e Executivo.

Participaram dessa reunião, aberta à imprensa, os vereadores João Emanuel, PSD, presidente da Casa de Leis, Leonardo Oliveira, PTB (líder do Executivo na Câmara), Orivaldo da Farmácia, PRP, Maurélio Ribeiro, PSDB, Oséas Machado, PSC, Onofre Júnior, PSB, Renivaldo Nascimento, PDT, Haroldo Kuzai, SDD, Toninho de Souza, PSD, Marcrean do Santos, PRTB e Allan Kardec, PT.

A implantação desse colégio consta como a principal proposta do presidente João Emanuel quando da eleição da Mesa Diretora do Parlamento. O grupo se reunirá semanalmente, ficou definido, às segundas-feiras, para debater temas que considera importantes no âmbito comunitário.

“Trouxemos o procurador-geral, Rogério Gallo, para discutir a criação da Secretaria de Apoio à Segurança Pública. As reuniões do colégio vão permitir que assuntos colocados em plenário já tenham sido debatidos”, disse Emanuel.

Leonardo Oliveira, líder do prefeito, também destacou a influência que o colégio tem para resolver temas de interesse geral da comunidade. “Sobretudo, é uma discussão democrática, de caráter aberto. É onde o diálogo é franqueado 100% para que as soluções almejadas pelos munícipes efetivamente aconteçam”.

Para o vereador Oséas Machado, é fundamental que toda matéria de interesse da sociedade seja colocada em discussão antecipada entre os pares, ‘a fim de aplainar eventuais distorções da sua eventual aplicabilidade’. A implantação/operacionalização do Colégio de Líderes mereceu elogios do parlamentar.

“Agora é possível discutir tudo com clareza e nos seus pormenores devidos. Isto possibilita com que promovamos correções antecipadas. Não há porque falhar num projeto de amplitude significativa se tudo já está previamente analisado no foco de trabalho parlamentar”.

Conforme o vereador Maurélio Ribeiro, PSDB, a atuação do Colégio de Líderes é garantia de alcance dos benefícios almejados pela sociedade. “Discutir as matérias à exaustão é uma das formas de ampliar o processo democrático. Se debatemos anteriormente determinada matéria, fica bem mais fácil quando de sua apresentação em plenário. Passa a ser tema de conhecimento geral”.

 O colégio é formado pelos líderes partidários e pelo líder do Executivo, Leonardo Oliveira, PTB, que definem com antecedência a pauta das sessões. Além disso, acompanhará a Comissão Especial Temporária de Revisão do Regimento Interno.

Esse dispositivo criado pela Câmara também está debruçado no enxugamento da Casa de Leis, com a redução de secretarias e demissão de comissionados para fechar o ano conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal.

João Carlos Queiroz/Flávio Garcia Secom/Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
29/01 - Vereador Dilemário cobra a publicação do calendário de pagamentos dos salários dos servidores
29/01 - Emenda coletiva viabiliza ônibus a UCAM e UCAMB
29/01 - "Parada Legal" foi implantada pela Câmara de Cuiabá
29/01 - Arquivo Geral passa por revitalização e abre as portas para a população
29/01 - Gustavo Palma, adjunto da Saúde em Cuiabá: “Obras estão sendo finalizadas nas unidades SUS do município”
28/01 - Vereador Chico 2000 destina emenda impositiva para infra-estrutura e hospital
28/01 - Movimento Social Rusga ganha semana de homenagens em Cuiabá
28/01 - Câmara assegura isenção na taxa de água e esgoto para usuários “Home Care” e portadores de doenças graves
28/01 - Prefeitura retoma obra de recapeamento asfáltico na Av Coxipó Mirim
28/01 - Além da área da saúde, Veloso destina emendas ao setor cultural cuiabano
27/01 - Misael Galvão arrecada 165kg de alimentos e doa para Casa Caminho Redentor
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.