13/02/2008
Vereador mirim será ponte entre a Câmara e comunidade escolar da capital
Luiz Gois
Vreador Lutero Ponce
Um projeto de resolução, de autoria dos parlamentares Lutero Ponce (PMDB), presidente da Câmara e Luiz Poção (PP), primeiro secretário da Mesa Diretora, institui na Casa de Leis, o Programa “Vereador Mirim, a Escola vai à Câmara”, possibilitando aos alunos da rede municipal de ensino, bem como aos alunos da rede privada, a participarem das sessões especiais da Casa.

O projeto é voltado principalmente aos estudantes da 5ª a 8ª série do ensino fundamental e, para participarem os alunos serão convidados, através da administração escolar, pelos vereadores.

A meta do projeto, segundo os autores, é trazer a comunidade escolar à Câmara possibilitando ao pleno conhecimento do funcionamento do Legislativo Municipal. “Com o projeto “Vereador Mirim”, os jovens, muito antes de atingirem a idade legal para exercer o direito de voto, já exercitam a cidadania, participando ativamente da elaboração, discussão e aprovação de leis de interesse da comunidade”.

Os estudantes devem aprender na prática como funciona o Legislativo, vivenciando as relações entre o poder público e a comunidade, além da oportunidade de avaliar o papel do vereador e sua importância para a comunidade. “Assim, o Projeto contribuirá para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade”.

Conforme Poção, o projeto surgiu como uma resposta à demanda natural de algumas escolas, que costumeiramente levam seus alunos para conhecer o Legislativo Municipal. “Estas visitas, contudo, se resumiam a um breve passeio pelo prédio da Câmara, sem que os estudantes tivessem a oportunidade sequer de assistir a uma sessão legislativa”, completa.

“Com o projeto em prática o contato entre o Legislativo e a comunidade escolar de diversos estabelecimentos de ensino, se aprofundará, pois as visitas se tornarão mais organizadas e, sobretudo, mais proveitosas para os estudantes, que passarão a ter a oportunidade de também acompanhar a realização de uma sessão legislativa e conhecer os vereadores de sua cidade. Em segundo lugar porque o projeto possibilitará a circulação de informações nas escolas sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara”, destacam os autores.

Durante o mandato de doze meses, o vereador mirim será encarregado da comunicação entre a Câmara Municipal e sua respectiva escola, bem como da divulgação das ações do Legislativo junto à comunidade onde tem residência fixa.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues