Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
24/10/2013
Leonardo de Oliveira sugere a implantação da coleta seletiva
O vereador Leonardo de Oliveira (PTB), apresentou esta semana uma indicação para o Executivo no qual é líder no parlamento municipal, determinando a coleta seletiva e tratamento dos resíduos sólidos urbanos domiciliares.

Justifica-se a presente indicação, em razão de cumprimento com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 17/02/2009, baseado nas contribuições recebidas democraticamente pelo fórum Municipal Lixo e Cidadania, notadamente aquelas advindas da estratégia negocial de Desenvolvimento Regional Sustentável – DRS do Banco do Brasil, de Relatório da Câmara Municipal de Vereadores, e do Relatório da Diretoria de Serviços Urbanos da Secretaria Municipal de Infra Estrutura – SEMINFE, para promover a sensibilização ambiental de forma ampla libertária, includente e democrática.

De acordo com Leonardo, entre as diversas alternativas existentes para a questão dos resíduos sólidos, deve-se priorizar a reciclagem: “Desta forma, diminuímos a poluição do solo, água e ar, melhoramos a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população, prolongando a vida útil dos aterros sanitários, gerando empregos para a população não qualificada e também vamos gerar receita com a comercialização dos recicláveis”.

Coleta seletiva ou recolha seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.

A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.

Para iniciar um processo de coleta seletiva é preciso avaliar, quantitativamente e qualitativamente, o perfil dos resíduos sólidos gerados em determinado município ou localidade, afim de estruturar melhor o processo de coleta.


Stephanie Romero/Secom Câmara


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.