23/10/2013
Haroldo assume liderança do SDD
De perfil tranquilo e poucas palavras, o empresário e vereador de 1º mandato Haroldo Kuzai que deixou o PMDB e filiou-se ao Partido Solidariedade (SDD), foi escolhido como líder da bancada que é hoje a maior da Casa, pois conseguiu desbancar o PTB que antes tinha o maior número de representantes. Haroldo que é conhecido por seu jeito discreto e por raramente usar a tribuna da Câmara, disse ao Gazeta Digital que isso não o impede de ser um bom líder partidário. “Falar por falar é muito fácil, inclusive, é uma coisa que a população está cansada de ver. São muitos candidatos, muitos políticos que falam muito e fazem pouco”, sustenta ele.

Kuzai já era líder do PMDB durante os 10 primeiros meses de mandato e acredita que a qualidade de liderança partidária e profissional não se mede pela quantidade de coisas que cada pessoa fala. “Acho que a qualidade de qualquer profissional e de um vereador, inclusive, se mede pela qualidade das suas ações e dos seu atos. A composição dessa bancada é uma prova de que o trabalho que a gente desenvolve tem alguma qualidade. Então, o fato de falar ou não falar não é importante”, disse.

Ele fez referência aos demais membros do SDD, Clovito Hugueney, Domingos Sávio e Wilson Kero Kero que anunciou nesta terça-feira (22) sua ida para a nova sigla. Isso porque, nessa legislatura Domingos Sávio também adota o perfil de vereador mais contido, que não se envolve em polêmicas e nem faz discursos acalorados. Por outro lado, Clovito é conhecido por “não levar desaforos pra casa” e fazer discursos inflamados para “defender seus ideais”,seja contra colegas de parlamento, contra secretários municipais e até mesmo contra jornalistas que já escreveram algo sobre ele, que não “condizia” segundo ele, com a verdade.

Kero Kero também é adepto de dizer na Tribuna tudo que pensa e se posicionar sobre questões polêmicas, muitas delas para defender o prefeito Mauro Mendes (PSB), já que integra a base governista. Por isso, Haroldo analisa que ao ser composto por parlamentares com diferentes características quando o assunto é “falar muito ou pouco”, o SDD reconhece a qualidade de cada um dos seus representantes.

Haroldo reconhece que seu perfil não é de ser “falastrão”, elenca seu "ponto forte" e garante que não mudará de postura. “Meu perfil é de trabalhar, de harmonizar, aglutinar, reunir, e de fato, levar serviço, além de ficar levando somente palavras como infelizmente a gente às vezes vê. Eu acredito que na situação de vereador, é uma obrigação prestar esse tipo de esclarecimento, de satisfação para a imprensa, para a população e para todo mundo que acredita na gente. Mas se for para polemizar, se for pelo fato de falar por falar, para preencher espaço e tempo, vou continuar na minha posição de ser bem comedido com as palavras”, pondera ele.

Na composição do SDD, Kero Kero assumiu a vice-liderança na Câmara enquanto Clovito é o presidente da legenda municipal. Domingos Sávio não ocupa nenhuma posição de destaque no partido.

Fonte: A Gazeta - Welington Sabino