23/10/2013
Allan pede audiências sobre a Parada da Diversidade e fusão da Secretaria de Juventude
O vereador Allan Kardec (PT) apresentou dois requerimentos nesta terça-feira (22) para a Câmara Municipal de Cuiabá realizar audiências públicas. Um delas visa debater a proposta de fusão da Secretaria Municipal de Juventude junto à Secretaria de Esportes enviada pelo Executivo em forma de prometo de lei. A outra audiência será para debater sobre os preparativos da 11ª Parada da Diversidade Sexual que será realizada em Cuiabá no mês de novembro.

A proposta do vereador é para que a Casa de leis promova uma discussão mais ampliada sobre a extinção da Secretaria de Juventude quando ocorrer a fusão. “Precisamos de audiência pública porque a juventude brasileira que marcou vários processos da democratização e redemocratização da política no Brasil merece mais respeito com as questões voltadas a essa juventude”, ressalta Allan que questiona o porquê vai ser feita a fusão, qual o significado dessa mudança.

“É preciso fazer com que a sociedade, o jovem, a Une (União Nacional dos Estudantes), a UBES, a Ame entenda o processo de fusão e a partir daí a gente faça um diálogo com a sociedade para aprovar a fusão ou não”, explica o parlamentar.

Parada da Diversidade

O vereador Allan Kardec explica que a Parada da Diversidade, popularmente chamada de Parada Gay, traz neste ano um tema mais politizado, uma discussão grande, em nível nacional sobre a questão de direitos humanos, direito a livre escolha e a diversidade sexual. “A Parada será realizada em novembro e a Câmara Municipal deve fazer essa discussão. Devemos chamar os grupos LGBT pra fazer essa discussão acerca de qual é o propósito da parada e quais são os significados desse espaço”, ressalta parlamentar.

Ele relata que hoje, a assistência social e a Frente Parlamentar da Assistência Social discutem os espaços da diversidade no município de Cuiabá e a audiência vai contribuir. “Acredito que com a Parada, esse tema vai ser levantado novamente e nós podemos ter uma discussão ampliada do processo”.  A data do evento  que terá como tema “ Estado laico: nossa lei não é sua religião”, ainda será definida pelos organizadores e divulgada nos próximos dias.

Os requerimentos para as audiências ainda precisam ser aprovados pelos demais vereadores em plenário, para só então definir as datas para cada uma ser realizada.

Welington Sabino – Assessoria de Gabinete