21/10/2013
João Emanuel lamenta perda de Homero: Mato Grosso está de luto
Walter Machado/Divulgação
Emanuel: Homero representou muito para o setor produtivo agrícola

O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador João Emanuel, PSD, afirmou hoje (21-10) que Mato Grosso encontra-se consternado de tristeza, sentimento emoldurado de luto geral em função da perda do deputado federal Homero Alves Pereira, vitimado por câncer. O falecimento aconteceu no Hospital Sírio-Libanês, em SP, na manhã de ontem (20-10).

O velório de Homero teve início na madrugada desta segunda-feira em Cuiabá, no auditório da FAMATO, instituição que Homero presidiu e onde pôde viabilizar projetos de apoio fundamental à classe produtora.

Lideranças do agronegócio e de todos os segmentos comunitários de Mato Grosso e de Brasília, ligadas às áreas rural/política, lotaram as dependências da FAMATO. O corpo será enterrado às 15 horas de hoje, no Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá.

Conforme Emanuel, “a trajetória de Homero na vida pública e privada sinalizam uma conduta ética e referencial para a atual e as novas gerações”. Ele externou que a figura do parlamentar será sempre lembrada pelo muito que fez para a melhoria da produção agrícola e das condições produtivas dos trabalhadores.

“O deputado Homero Pereira era um homem imbuído da vocação de promover sempre o bem coletivo. Presidiu com honras a tradicional FAMATO e o Conselho Deliberativo do SENAR. Jamais permitiu que os clamores do campo não encontrassem eco resolutivo nessas instituições”.

Assim ele continuou a fazer enquanto no desempenho de mandatos parlamentares, pontuou. “Sua partida deixou uma grande lacuna no coração mato-grossense. O setor rural está órfão de sua voz ativa, determinada, e do empenho incansável que imprimiu para fazer valer os direitos constitucionais dos produtores”.

Graças a Homero, observou o dirigente do Parlamento cuiabano, o Estado de MT figura hoje como líder na FPA – Frente Parlamentar da Agropecuária, entidade que o deputado federal também presidiu.

“A FPA tem o propósito de tornar realidade as políticas públicas assinaladas como ideais para que o sistema produtivo rural deslanche a contento e se reflita no desenvolvimento geral do agronegócio. Sintetiza a força do campo presente em Brasília, via os 200 parlamentares que a compõem”.

Durante seus mandatos na Câmara Federal, o deputado Homero Pereira – recorda - “assumiu o comando de lutas desafiadoras, a exemplo do Código Florestal, assuntos relacionados à questão indígena, trabalho escravo e endividamento rural. Seus mandatos sublinharam preocupação intensiva em estabelecer um senso justiceiro em setores que carecem de ampla defesa do Parlamento Federal”.

Na opinião de João Emanuel, “Homero pode até ter saído de cena da militância física, mas seus exemplos de luta determinada sinalizam concreta perpetuidade para quem acredita nos resultados de qualquer luta motivadora”.

Segundo ele, o País inteiro, ‘não apenas Mato Grosso’, tem com ele uma dívida impagável. “Os produtores jamais haverão de esquecer aquele memorável ‘tratoraço’ em Brasília em 2005, movimento que Homero comandou para promover alerta geral à crise enfrentada pelo setor agrícola. Mais de 25 mil produtores participaram do protesto, realizado em frente à Esplanada dos Ministérios. Fato que atestou, mais uma vez, seu impecável poder de liderança”.

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues