15/10/2013
Projeto pode tornar obrigatória emissão de contas em Braile
Walter Machado

Vereador Juca do Guaraná Filho (PT do B) retoma as ações na Câmara Municipal de Cuiabá nesta terça-feira (15-10). Licenciado por sessenta dias o parlamentar volta às atividades em plenário apresentando projeto que beneficia os deficientes visuais da capital.

O projeto busca assegurar aos portadores de deficiência visual o recebimento de boletos como: contas de água, energia, telefonia e tributos municipais confeccionados em Braile.

O autor do projeto afirma que os deficientes visuais passam por constrangimentos, pois dependem de outras pessoas para ler os extratos e correspondências, muitas vezes de natureza confidencial.

"A medida garante aos deficientes o direito à liberdade, à privacidade e à individualidade", assegura Juca.

O Braille é um alfabeto convencional cujos caracteres se indicam por pontos em alto relevo. O deficiente visual distingue por meio do tato. A partir dos seis pontos relevantes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, números, sinais matemáticos e notas musicais.

O parlamentar conta com a aprovação dos pares e o apoio da população para aprovação do projeto que já esta tramitando na Câmara Municipal.

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues