Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
14/10/2013
Festa de Nossa Senhora Aparecida entra para o Calendário Oficial de Cuiabá
O dia 12 de outubro é marcado pelo dia de Nossa Senhora Aparecida nas comunidades cristãs católicas. Bem como muitas festas históricas que marcam a cultura cuiabana, a Festa de Nossa Senhora Aparecida realizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Coxipó, passa a partir deste ano a compor o Calendário Oficial de Cuiabá. A festa a partir de agora compõe o calendário com base na Lei nº. 5.719 de autoria do vereador Arilson da Silva, do Partido dos Trabalhadores.

De acordo com a lei, inclui no calendário oficial no município de Cuiabá a festa religiosa de Nossa Senhora Aparecida, realizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, tendo início no dia 11 de outubro, e com a realização da grande Missa Magnífica, dia 12 de outubro. As comemorações sempre são realizadas no final de semana mais próximo ao dia 12 e reúne moradores de toda região da Baixada Cuiabana.

A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida nasceu como uma comunidade e em 1988, foi elevada a Paróquia e, deste então, vem crescendo em números de participantes. Nos dias de hoje, é frequentada por todos os moradores da região do Coxipó, e recebe por ocasião da festa, visitantes de outras regiões de Cuiabá, bem com de outros municípios. Cerca de sete mil pessoas passam pela Paróquia nos dias da festividade de Nossa Senhora Aparecida.

O vereador Arilson da Silva, autor da lei, afirma que a lei prestigia o patrimônio histórico cultural de Cuiabá e destaca a importância do evento religioso para a própria cultura cuiabana. “Nossa capital possui forte tradição religiosa, sendo que a própria cultura se integra com a religião, neste sentido a lei valoriza a cultura cuiabana através do dia de Nossa Senhora Aparecida, data esta que já é reconhecido em âmbito nacional”.


Moção de Aplausos

Como forma de reconhecimento aos trabalhos exercidos, o vereador Arilson da Silva realizou a entrega da Moção de Aplausos ao Frei Eliseu Menegat, OFMCap nesta semana das festividades da padroeira. O frei capuchinho é o responsável pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida na função de pároco e se destaca pelos trabalhos pastorais e de formação nas comunidades da região do Coxipó.  A Moção teve a aprovação de todos os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá.



Marcela Brito - Assessoria de Gabinete


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.