09/10/2013
João Emanuel: Os idosos merecem nosso respeito e dedicação total
Walter Machado
Emanuel afirma que direitos da pessoa idosa não têm sido respeitados integralmente
O presidente da Câmara de Cuiabá, João Emanuel, PSD, autor do requerimento para a realização de audiência pública para debater políticas públicas voltadas aos idosos residentes no município cuiabano, afirmou que "a terceira idade ainda carece de maior atenção". A vereadora Lueci Ramos, PSDB, que presidiu a audiência (09-10) no Plenário das Deliberações, também assinou esse requerimento.

A audiência contou com as presenças de representantes do Conselho Municipal do Idoso, Iva Ferreira Gonçalves, Salete Maria, promotora de Justiça (MPE), Edmilson da Costa, procurador de Justiça, e Antônio Neto, gestor do Fundo de Assistência Social e representante do secretário de Assistência Social, José Rodrigues.

Lueci destacou que o Legislativo está atento para checar se os direitos da pessoa idosa vêm sendo respeitados em Cuiabá. "Tenho 56 anos de idade, e portanto já posso chamá-los (idosos presentes em plenário) de "companheiros e companheiras. Sinto-me integrada à Melhor Idade. Reunidos, vamos ampliar os espaços políticos da questão do idoso. Esta audiência é propícia para ouvirmos os clamores da terceira idade, trocar experiências, traçar metas. Esta Casa de Leis irá representá-los junto ao Poder Público Municipal", disse Lueci.

Conforme João Emanuel, "o artigo 9º do Estatuto do Idoso assegura que é obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. Com o desenvolvimento tecnológico da Medicina, houve um aumento da expectativa de vida do brasileiro, que hoje é de 68 anos. Em 13 anos, estima-se que esse número salte para 70,3".

O vereador explica que a audiência pública tem poder de delinear um quadro nítido da realidade do idoso em Cuiabá. "A partir daí, será possível ampliar os debates em todos os segmentos da sociedade organizada com vistas à humanização no atendimento à pessoa idosa, com enfoque na saúde, transporte, bem estar social. Enfim, queremos promover melhoria da qualidade de vida da população da terceira idade".

João Carlos Queiroz - Secom/Câmara

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues