03/10/2013
Presidente do Sintep fala no Tribuna Livre da Câmara sobre a greve
Otmar de Oliveira
Henrique e o Sintep foram homenageados com Moção de Aplausos
O presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes do Nascimento, ao usar a Tribuna Livre da Câmara hoje (03-10), a convite do vereador Dilemário Alencar, falou sobre as dificuldades de negociação dos grevistas da Educação em estabelecer uma linha de diálogo consensual com o governo estadual.

Segundo ele, as reivindicações da categoria não se atrelam somente à recomposição salarial, mas também a melhorias físicas nas unidades de ensino e outros incentivos para que os profissionais possam exercer dignamente suas funções. Muitos equipamentos novos se encontrem ainda encaixotados, em desuso, denunciou, instrumentos que poderiam bem aproveitados nas unidades educacionais.

“Isso nem dá pra entender. Os trabalhadores da Educação querem o básico para cumprir suas atribuições, contribuir para o desenvolvimento do processo educacional em Mato Grosso. Infelizmente, não encontram nenhuma contrapartida em aspectos essenciais ao que poderíamos considerar bom ensino”.

O governo demorou 38 dias para enviar a primeira proposta, com base nas reivindicações já encaminhadas pelo Sintep/MT, criticou. “Ao contrário do que se diz, não repudiamos a proposta governamental, parcialmente acatada. Mas tem que ser melhorada. E eles não aceitam isso, pelo visto”.

Trata-se da greve mais difícil e longa que os educadores enfrentaram em Mato Grosso nos últimos anos, já com quase 60 dias. “A pauta reivindicatória é baseada na legislação em vigor, com base nos parâmetro que estabelece a destinação de 35% dos recursos à Educação. Algo que pode ser melhorado se o governo quiser”.

Após seu pronunciamento, o presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes, recebeu Moção de Aplausos do vereador Dilemário Alencar, PTB. Os demais parlamentares também prestigiaram essa cerimônia, juntamente com integrantes da entidade sindical.

João Carlos Queiroz Secom/Câmara

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues