20/09/2013
Emanuel afirma que parceria firmada com RDanillo significa menos desemprego em Cuiabá
Otmar de Oliveira

A parceria firmada no último dia 18-09 entre a Câmara de Cuiabá e a empresa RDanillo - especializada em recrutamento, seleção, treinamentos personalizados, consultoria em gestão de pessoas e administração de estagiários -, irá garantir a acomodação imediata de 87 pessoas no mercado de trabalho da capital.

O fato foi comemorado pelo presidente da Casa de Leis, vereador João Emanuel, PSD, que idealizou os ganhos positivos deste convênio, oficializado em reunião com o 1º vice-presidente Onofre Júnior, PSB, Toninho de Souza, PSD, e o secretário de Recursos Humanos do Legislativo cuiabano, Samuel Lemes.  “O treinamento é totalmente gratuito para os participantes, também sem nenhum ônus à Câmara”.

Emanuel atribuiu essa iniciativa do Parlamento à preocupação extremada de todos os integrantes da Casa de Leis em suprir demandas de desemprego sinalizadas diariamente nos gabinetes.

"Cada vereador recebe mais ou menos uns10 currículos diários, sem contar os pedidos verbais de emprego. Tem gabinete abarrotado de currículos, centenas deles. Isso denota que as pessoas enfrentam dificuldades imensas para conseguir uma colocação no mercado de trabalho, ainda que tenham aptidão profissional em áreas específica”.

As vagas até existem, pontuou, mas nem sempre os candidatos conseguem supri-las simplesmente por não saber como se apresentar para o teste seletivo, elaborar o currículo, responder às provas, entrevista, etc. “A RDanillo, por meio desta parceria 100% gratuita firmada com a Câmara, cumprirá importante dispositivo de treinamento. É um elemento inegavelmente facilitador para que o desemprego seja minimizado em nosso município”.

Danillo Rodrigues, diretor da RDanillo, disse que as pessoas precisam estar devidamente preparadas quando se apresentarem nos DR(s) das empresas ofertadoras de vagas. "Preparamos o profissional em vários aspectos, ou seja: quanto ao traje a ser usado na entrevista, forma de falar e se comportar conforme os requisitos exigidos pelos contratantes”.

Na entrevista com psicólogos, observou o diretor, algumas dicas são úteis para evitar reprovação prévia. “Deve olhar diretamente nos olhos do interlocutor, falar pausadamente, com segurança. Jamais dizer que pretende ser transitório na empresa". A instrução a ser explanada nestas palestras já começa pelo currículo, que também deve ser elaborado de forma objetiva, sem excesso de páginas nem informações numéricas, sem cor, letras disformes ao restante do conteúdo. "Portanto, os dados a serem fornecidos devem ser rigorosamente precisos, capazes de delinear ao contratante o exato perfil de quem se apresenta para preencher a vaga".

As palestras resultantes deste convênio Câmara/RDanillo serão ministradas semanalmente na Escolinha do Legislativo, destacou o presidente João Emanuel.  Em seguida, anunciou, a meta da Câmara é estender o treinamento aos polos regionais da capital, com enfoque nas escolas estaduais. "Pelo seguinte: elas comportam grande número de adolescentes desempregados, em busca de colocação no mercado de trabalho. Idade em que as pessoas querem ter independência financeira, sem depender dos pais".

Também foi sugerida a acomodação dos estudantes em vagas de estagiários. Emanuel frisou que o mais importante é preparar o jovem para o mercado profissionalizante. "A partir do instante em que é aprovado no teste seletivo, tem início uma fase promissora na sua vida e dos seus familiares".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues