13/09/2013
Comissão de Educação aprova construção de 14 creches e vai fiscalizar
Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Allan Kardec (PT) emitiu parecer favorável aos projetos para construção de 14 novas creches na Capital. As mensagens enviadas pelo Executivo foram aprovadas, por unanimidade, no plenário durante a sessão ordinária desta quinta-feira (12). Allan pontua que agora irá fiscalizar o início das construções e o andamento dessas obras.

Com aval de todos os integrantes da Comissão de Educação, os projetos foram aprovados pelos vereadores para a criação e denominação de 14 creches nos seguintes bairros: Ribeirão da Ponte, Santa Laura, Primeiro de Março, Santa Isabel, Bela Vista, Novo Colorado, Altos da Serra, Jardim das Aroeiras, Lixeira, Praeiro, Pedregal, Residencial Paiaguás, Tijucal Setor 2 e no Setor 3.

Para Allan, não há dúvidas de que essas novas creches são de extrema importância para os pais e mães que precisam trabalhar e hoje encontram dificuldades por falta de vagas para deixar os filhos. Ressalta que essas novas unidades serão construídas graças ao governo federal, comandado pelo Partido dos Trabalhadores (Dilma Rousseff e o ministro da Educação Aloízio Mercadante) que liberou os recursos por meio do programa Brasil Carinhoso e agora cabe à Prefeitura de Cuiabá administrar esses recursos da melhor forma possível usando critérios técnicos na escolha dos bairros para receber as creches.

“Nós temos 10 mil vagas reprimidas para alunos de creches, berçários e pré-escola e esse é um desafio muito grande para a prefeitura dar conta sozinha”, pontua. Allan ressalta que é preciso fazer um trabalho junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para garantir a construção de novas unidades de creches e por isso já planeja novas visitas a Brasília para ajudar a pleitear mais recursos. “O que a gente conseguir capitalizar junto ao Ministério da Educação será trazido também para Cuiabá para reverter essa situação de falta vagas”, afirma o vereador.

A meta, segundo ele, agora é batalhar por mais recursos, pois ainda existem vários bairros de Cuiabá que necessitam de creches e não puderem ser contemplados com essas novas unidades que serão construídas.  Allan Kardec ressalta que o setor Sul da Capital, que compreende bairros como Parque Geórgia, Jardim Aquarius, Coophema, São Gonçalo Beira Rio e outros da região do Coxipó, necessita de ser contemplado. “É uma região com grande demanda reprimida, um alto número de crianças sem creche e precisamos fornecer um local adequado onde as mães e pais possam deixar os filhos para trabalharem  despreocupados”, justifica.

Welington Sabino - Assessoria de Gabinete