30/08/2013
Allan não abre mão de integrar CPI
Diante de todos os questionamentos levantados pela base governista, contrária à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Maquinário já instaurada para investigar o aluguel de máquinas e caminhões pela prefeitura de Cuiabá, o vereador Allan Kardec (PT), que é membro titular da Comissão, ressalta que os trabalhos seguem adiante.

Na sessão ordinária desta quinta-feira (29), ele apresentou requerimento solicitando ao Executivo todas as informações relativas ao processo licitatório, bem como de todas as concorrentes, tanto as empresas que venceram  quanto aquelas desclassificadas no certame.

Allan ressalta que não abre mão de ser integrante da CPI e promete investigar até o final para esclarecer todas as dúvidas e suspeitas levantadas sobre o processo. “Como membro desta Comissão estou requerendo cópias e informações de todos os atos que envolvem a comissão de licitação, da participação da Secretaria de Obras do Município, as justificativas sobre escolha das vencedoras, inclusive das demais concorrentes que foram desabilitadas. Vamos investigar todo do histórico dessas empresas, nomes de sócios e de ex-sócios”, ressaltou o vereador.

Para Allan Kardec, não há motivos para tantas contestações acerca da composição da CPI, levantadas por parte de vereadores da base de apoio ao prefeito que eram contrários à Comissão. O problema é que eles não contestaram e nem pediram para fazer parte da CPI dentro do prazo hábil e legal. Essa é também a posição do presidente da Comissão, vereador Toninho de Souza (PSD) que garantiu que não haverá mudanças nos membros, a menos que a base governista consiga uma ordem judicial para isso.

“Fui nomeado membro desta Comissão, e faço questão de continuar até o fim. Vamos continuar investigando cada passo dessa CPI, mesmo fora dessa Casa de Leis”, enfatizou o vereador Allan.

Sobre o pedido de afastamento do presidente João Emanuel Moreira Lima (PSD) da presidência da Casa, protocolado em requerimento apresentado pelo vereador Leonardo de Oliveira, líder do prefeito na Câmara, Allan Kardec não concorda. Disse que os parlamentares que assinaram o requerimento estão tentando promover uma “caça às bruxas”.

Para Allan, vereadores que votaram favoráveis aos 5 projetos de leis do transporte coletivo em 27 de junho no clamor das manifestações populares e depois voltaram atrás e não derrubaram os vetos do prefeito, não têm “isonomia” para criticar o presidente João Emanuel. “O que está acontecendo é o toma lá dá cá. Estou assistindo uma cena terrível, a base já está formada e é claro que continuará ganhando. Mas isso é um grande papelão. Não faço parte disso, não voto em cassação de vereadores”.

Allan Kardec esclarece ainda que defendeu, na campanha de 2012, o nome do então vereador Lúdio Cabral (PT) para prefeito, mas reconhece que perdeu. “Foi uma vitória legítima do atual prefeito, assim como também é legítimo e coerente que eu seja oposição nesta Casa. Mas vou continuar fazendo meu trabalho da melhor forma possível que é fiscalizando e questionando. Por isso, quero continuar como membro da CPI e investigar até final”, ressaltou.

Weligton Sabino – Assessoria de Gabinete