19/08/2013
Jovens do Pedra 90 e vereador Arilson cobram Secretaria Municipal de Juventude
Mais uma vez a secretaria Municipal da Juventude foi cobrada na Câmara de Cuiabá. O vereador Arilson da Silva cobrou durante a sessão desta quinta-feira (15), que a Prefeitura de Cuiabá apresente o novo secretário/a para que a secretaria para que comece a atender as inúmeras demandas da juventude de Cuiabá.

O vereador reforçou o pedido dos jovens do Pedra 90 que realizam e participam de projetos sociais e culturais no bairro da região Sul. Na noite desta quarta-feira (14), Arilson da Silva se reuniu com as juventudes do bairro juntamente com o presidente da Federação das Associações de Moradores de Bairro (Femab), Walter Arruda, e o presidente da União Coxipoense de Associação de Moradores (Ucam), Maurício Pereira. Os jovens afirmaram que o poder público deve ser mais atuante para incentivar as iniciativas culturais e esportivas.

“Uso novamente esta tribuna para cobrar da Prefeitura de Cuiabá a nomeação  de um secretário/a municipal de juventude. Precisamos de melhorias para os jovens e não podemos admitir que nossa secretaria de juventude esteja inoperante. Os jovens do Pedra 90 nos apresentaram uma triste realidade dos jovens de toda Cuiabá que não recebem incentivos. Vi no olhos deles o anseio por mudanças, e a atuação da secretária é um importante aliado nesse processo. Nós comemoramos o Estatuto da Juventude nem temos uma secretaria municipal”, afirma o vereador, Arilson da Silva.

Juventude ativa

Para dialogar com os jovens e somar forças para otimizar as ações juvenis no Pedra 90, o vereador Arilson da Silva entre outras lideranças debateu medidas para incentivar a juventude a atuar na comunidades e reforçar os projetos sociais que carecem de incentivo da Prefeitura. Coordenadores de projetos como Pratique Vida, Casarão das Artes, Quinta Dia D afirmaram que as necessidades vão desde infraestrura para realizar as ações até incentivos para viabulizar a ampliação do projeto. Os coordenadores e membros dos projetos reafirmaram a necessidade da Secretaria de Juventude de verdade, e não com está, somente na teoria.

Praça Ana Martinha da Silva

A revitalização da Praça Ana Martinha da Silva, localizada na região central do Pedra 90 em frente à escola Caic, também foi destaque tanto na reunião com as lideranças quanto na tribuna utilizada pelo vereador Arilson na sessão de hoje (15). Além de ser rica culturalmente, a praça oferece espaço de lazer e esporte que necessitam de manutenção. De acordo com o Dj Saci, coordenador do projeto Quinta Dia D, o palco da praça não tem lâmpadas desde 2010. O coordenador do projeto Pratique Vida, Edivan da Silva, observou que muitas vezes falt espaço de lazer para realizar as ações programadas.

A Praça do Pedra 90 foi nomeada Ana Martinha da Silva, uma moradora que se destacou por ser a mais antiga do bairro. Sempre atuante na região, a liderança viveu até os 123 anos, mas há relatos de moradores que dizem que na verdade seu tempo de vida foi até os 127 anos. Apesar de a praça ser conhecida como Praça do Caic, os moradores destacaram que a referência exata aos espaço livre do bairro é Praça Ana Martinha da Silva.

Marcela Brito - Assessoria de Gabinete

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues