06/12/2007
Decoração natalina na Câmara traz show de luzes e cores para a cidade
Num verdadeiro show de luzes e cores, a Câmara Municipal de Cuiabá realiza evento para abertura ao público, do tradicional presépio e decoração natalina que foram feitos no jardim da Casa de Leis, na Rua Barão de Melgaço. Nos dias seis e sete, a partir das 19h30 a apresentação dos corais “Alma de Gato”, “Flauta Doce” e o Grupo “Nhá Guilhermina”, farão a alegria dos presentes, segundo o secretário de Cultura da instituição, Walmir Leite.

Com a idéia de resgatar a cultura local, o evento contará com artistas e músicas regionais, num espetáculo marcante jamais realizado na Casa. A decoração, que foi idealizada para atrair o público à Câmara, terá fundo musical todos os dias e ficará aberto para visitações até o dia seis de janeiro de 2008.

“Este foi o meio que encontramos de valorizar a arte regional e também de oportunizar os alunos das escolas municipais que aqui vieram no decorrer do ano, em busca das aulas de cidadania, que aliás, é considerado o projeto “menina dos olhos” do presidente da Casa, vereador Lutero Ponce (PMDB)”, enfatiza o secretário de Cultura.

Para Walmir, muitas questões têm influenciado para que a tradição cuiabana perca suas raízes e, através do presépio, que é uma tradição das famílias cuiabanas, a Casa fará um resgate por meio de componentes regionais na decoração. “Não podemos deixar a tradição cair no esquecimento e, sim preservá-la, mostrando às novas gerações o que era o presépio de antigamente”, explica Walmir.

Conforme a programação, a apresentação do Coral “Alma de Gato” será composta de músicas regionais e natalinas; o Grupo de Dança “Nhá Guilhermina”, composto por alunos da Escola Municipal Guilhermina de Figueiredo, trará o Cururu e o Siriri ao palco montado no local; o Coral “Flauta Doce”, composto por alunos da Escola Coral do Sucuri, também estará presente no segundo dia do evento com apresentações de diversas músicas locais. A partir do sábado haverá música mecânica, em incremento à decoração que ficará aberta ao público.

O QUE? Inauguração do Presépio da Câmara Municipal de Cuiabá
QUANDO? 06/12/2007.