08/08/2013
Allan vai contrapor vetos com argumentos técnicos e convida população a participar da sessão
Na sessão ordinária desta quinta-feira (09), vários vereadores se posicionaram na tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá sobre os vetos do Executivo a quatro projetos para melhorias no transporte público da Capital, aprovados por unanimidade no dia 27 de junho deste ano. Allan Kardec (PT) reafirmou que sua posição é pela derrubada de todos os vetos, porque o prefeito não ouviu a população para tomar sua decisão que foi favorável somente aos empresários do transporte.

Ele adiantou que está preparado para contrapor, de forma técnica, os argumentos usados pelo prefeito para barrar os projetos de leis aprovados, inclusive, por sua base aliada. “Quero fazer aqui nesta tribuna, uma defesa técnica sobre os vetos para discutirmos aqui nesta Casa de Leis as contrarrazões dos vetos”, disse Allan que espera a participação massiva dos estudantes, das entidades sindicais e sociais para participarem da sessão na próxima terça-feira (13), assim como ocorreu na ocasião da aprovação dos projetos em junho.

O vereador Allan Kardec integra, como representante da Câmara de Cuiabá, a comissão de auditoria técnica criada para analisar minuciosamente todos os itens da planilha tarifária usada para aumentar o preço da passagem em dezembro de 2012 e também para averiguar a qualidade dos serviços oferecidos. No mês de março, ele denunciou várias irregularidades na planilha, como salários de cobradores que já não existiam mais nos ônibus e também gastos com café da manhã, uniformes e cestas básicas dos funcionários das empresas. Por isso, encaminhou a planilha ao Ministério Público e agora integra a comissão que estuda o assunto.

Dessa forma, Allan ressalta que tem em mãos dados técnicos para contrapor as alegações do Executivo usadas ao vetar os projetos.  Disse que vai se posicionar sobre os argumentos usados para vetar todos os projetos: da volta dos cobradores, do pagamento em dinheiro e também do passe livre irrestrito para os estudantes e extensão dos benefícios aos estudantes de pós-graduação. “Não é nenhuma honra ou mérito do prefeito manter o passe livre estudantil que existe em Cuiabá há vários anos. Não é ele quem paga e sim a população”, pontuou Allan após um vereador ter elogiado o Executivo por não ter cortado o benefício.

Limpeza de córregos

Preocupado com a situação de centenas de famílias que moram em áreas próximas a córregos que transbordam todos os anos durante as chuvas e invadem as residências, o vereador Allan Kardec voltou a cobrar que a prefeitura de Cuiabá execute a limpeza prometida, mas não realizada. “Não foi feita limpeza nos córregos da Capital até o momento. Faltam dois meses para começar as chuvas e tudo continua como está. Pelo menos no Córrego do Machado que corta vários bairros Coxipó, como o Coophema e re gião, essa limpeza ainda não foi realizada”.

Lembrou que após as últimas chuvas que alagaram dezenas de moradias, o então secretário de Serviços Urbanos, Rogério Varanda prometeu executar a limpeza após as chuvas e isso não vem acontecendo. O vereador espera que o atual secretário da pasta, José Roberto Stopa providencie a limpeza dos córregos antes que voltem as chuvas evitando mais transtornos e prejuízos para os moradores dessas áreas.

Welington Sabino – Assessoria de Gabinete

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues