08/08/2013
Presidente afirma que segundo semestre será de muito trabalho
"Na abertura deste período Legislativo, quero chamar a atenção para um dos temas mais discutidos no âmbito das ciências sociais - a democracia", afirmou hoje (08-08) o presidente do Parlamento, João Emanuel, PSD. O dirigente parlamentar aproveitou para saudar os Agentes de Saúde e Endemias presentes nas galerias do Plenário.

O grupo, apoiado pelo sindicato da categoria, se deslocou em massa à Câmara para buscar apoio no sentido de ser agendada audiência com o secretário Kamil Fares, Saúde, e com o prefeito Mauro Mendes. Os servidores querem sensibilizar o Executivo para implementar as reivindicações focadas em melhores condições de trabalho e equiparação salarial, já expostas há meses.

Conforme João Emanuel, essa mobilização representa um dos pilares salutares do exercício democrático, "quando o trabalhador se sente oprimido diante de uma situação adversa ao seu desejo de servir seus semelhantes, e então expõe publicamente aquilo que entende ser a solução para as barreiras enfrentadas cotidianamente".  Ele garantiu que os agentes podem contar com o Legislativo cuiabano para que o Poder Público Municipal tenha sensibilidade para entender o quanto são justos e necessários os clamores apresentados.

Emanuel salientou ainda que os descaminhos sociais - fundamentados nos mais diversos níveis - não se coadunam com a luta do cidadão pela liberdade democrática, 'cunhada em práticas construtivas e saudáveis à coletividade', disse.  "É quando se torna imperiosa a necessidade de mudanças que fundamentem propostas compatíveis à justiça aclamada pela maioria".

Os tempos atuais, na visão do vereador, "sinalizam profundas transformações à crise da democracia liberal, social e a insufiência da democracia representativa, além da apropriação do discurso democrático pelo poder econômico".

Consequentemente, a presença dos trabalhadores da Saúde no Paço Moreira Cabral, entende, "é indício inequívoco de que as coisas não andam bem".  O presidente deixou oficializado que a Mesa Diretora irá cobrar do presidente da comissão de Saúde, Ricardo Saad, para marcar a audiência solicitada pela categoria com os gestores municipais, prefeito Mauro Mendes e secretário Kamil Fares, Saúde.

E ao desejar "bom regresso e excelente trabalho neste segundo semestre", Emanuel apontou que a meta da Casa de Leis é estabelecer ritmo incessante e fundamentado de atuação. "O papel do vereador tem franca extensão em todos os polos do município. Isto possibilita  representar a comunidade à altura da expectativa popular. Podemos até pecar por algum excesso nesse ardor de trabalhar de forma dedicada, ampliada, mas jamais por omissões".

A questão dos vetos do Executivo a projetos de lei que garantiam benefícios diretos aos munícipes na área de transportes foi citada também na mensagem de Emanuel.  Segundo pontuou, "um Legislativo tem que ser soberano nas suas ações de representatividade popular".

E a exemplo do desempenho do Legislativo no primeiro semestre, também garantiu, a Câmara sequenciará mais ações que caracterizam dupla confiança ao desempenho parlamentar e os resultados positivos destas diligências. "É importante realizarmos mais audiências com o povo, para sabermos suas vontades no tocante aos vetos e temas gerais. Após discussão analítica conjunta, isto pode gerar soluções de contento geral".

Também os 25 vereadores que compõem a bancada da instituição cuiabana têm compromisso de sempre votar pela ampliação daquilo que for de interesse do povo, em segmentos diversos, foram as palavras finais desse pronunciamento de João Emanuel. "Já se pôde inclusive perceber, diante da aclamação revoltosa que eclodiu nas ruas, Brasil afora, que o espírito democrático está integrado ao sentimento de Justiça, do direito democrático. Portanto, quando o assunto é mobilidade humana e transporte coletivo, a fiscalização deste Parlamento será a tônica para embalar brilhantes debates resolutivos".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues