07/08/2013
Oséas Machado na luta para reativar Escola Agrícola do Aguaçu

Em visita ao Aguaçu (Cuiabá), o vereador Oséas Machado, PSC, afirmou ontem (06-08) que um dos reclames da comunidade distrital se relaciona ao abandono da Escola Agrícola Municipal. O parlamentar do PSC também registrou reivindicações dos munícipes para o término da pavimentação no trecho que liga a MT 401 ao distrito, além de outros pedidos relacionados à Saúde, Saneamento Básico, Segurança, Habitação, etc.

"Os moradores têm razão. O Aguaçu necessita de investimentos urgentes, de maior atenção por parte do Poder Público Municipal. No caso da Escola Agrícola, ainda não houve interesse efetivo das últimas gestões em reformá-la e disponibilizá-la para capacitar seus jovens no segmento agrícola. Òcorreram esparsas mobilizações nesse sentido, é verdade, mas sem qualquer resultado prático. Tanto que aquela unidade educacional se encontra abandonada por completo. Uma pena isso".

Oséas garantiu que o polo educacional desativado converge grande atenção dos moradores do Aguaçu (e região) em face da sua localização estratégica. "A estrutura abandonada tem capacidade para comportar 300 estudantes.Atendia o Aguaçu e adjacências. Vamos cobrar para que as autoridades se posicionem e adotem medidas urgentes para o pleno restabelecimento funcional dessa escolinha".

Uma outra observação do vereador enfoca a depreciação do imóvel. "Em função do longo tempo de abandono, encontra-se bastante depredado. O mato tomou conta de tudo, juntamente com répteis, cobras, aranhas... Muitas portas, janelas, camas, componentes elétricos, hidráulicos, já foram furtados. A continuar nesse ritmo, em pouco tempo a escolinha será destruída por completo".

Ele garantiu que irá retornar ao Aguaçu nos próximos dias para se reunir com mais lideranças comunitárias locais e elaborar um projeto para a reativação da escola e estabelecimento de cursos de capacitação em vários níveis. Não descartou inclusive a hipótese de envolver a iniciativa privada neste trabalho.

"Ainda que esta missão seja de competência dos gestores municipais, com intervenção direta da Secretaria Municipal de Educação, fonte oficial dos recursos, a ideia é sensibilizar também o setor privado para participar, ser membro auxiliar na formação dos jovens daquela região. Enfim, torná-lo parceiro do soerguimento e retomada funcional daquele importante núcleo rural".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara