19/07/2013
Bancários comemoram aprovação de projeto sobre segurança nos bancos

A luta dos bancários por segurança nas agências ganhou mais um reforço com a aprovação do Projeto de Lei do vereador e bancário Arilson da Silva. Em sessão desta terça-feira (16), o projeto que objetiva intensificar ações de segurança nos bancos foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Cuiabá. O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) fez parte dos debates para a confecção deste projeto e comemora mais esta conquista para categoria.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, José Guerra, a aprovação do projeto de lei de segurança bancária do vereador Arilson da Silva demonstra que a luta dos bancários por agências mais seguras é apoiada por toda população que sente na pele a insegurança nas instituições financeiras. “É um grande avanço para a categoria e para os clientes.

Com a efetivação destes itens de segurança, vamos ter mais segurança nos bancos”. O vereador Arilson da Silva (PT) destaca que a aprovação deste projeto de lei (164/2013) é mais uma conquista da população e dos profissionais bancários. “A luta por mais segurança nos bancos já é histórica pelo Sindicato dos Bancários de Mato Grosso e esta lei será mais um instrumento para garantir segurança nas agências. Sabemos que os bancos têm condições de reforçar a segurança, são bilhões de lucros anualmente, e esta lei vem para valorizar as vidas e destacar que o município está preocupado com a segurança da população. As pautas dos bancários estão também nas minhas pautas parlamentares, segurança nos bancos é uma delas”, diz Arilson da Silva.

Luta continua

A luta por segurança na agências está cada vez mais intensificada pelo Sindicato. Após o projeto de lei ser sancionado, o SEEB-MT será atuante para que os bancos cumpram as determinações. A defesa pela manutenção das portas giratórias, instalação de biombos e câmeras de segurança, entre outros, deve ser realidade em todos os bancos e o SEEB-MT estará acompanhando. “Como bancário, sinto me valorizado por ter um parlamentar que está preocupado com a categoria e com a população. Estamos satisfeitos de ter um bancário que nos representa na Câmara Municipal e por estar defendendo nossa categoria. O projeto de segurança bancária é uma das nossas principais reivindicações que o vereador está reforçando no parlamento. O projeto de lei reforça nossa luta”, avalia o secretário de Imprensa do SEEB-MT, John Gordon.

Projeto de Lei

Entre os destaques do projeto estão a obrigatoriedade dos bancos instalarem fachadas blindadas nas agências, guarda volume, portas giratórias com vidros blindados e com detector de metal, instalação de câmeras de segurança com imagem em alta definição dentro e fora das agências, e ainda reforça a lei que determina a instalação dos biombos (barreiras visuais) entre os caixas. Outro destaque da Lei diz respeito aos vigilantes, estes são proibidos de exercer qualquer atividade que não seja de segurança. Há muitos casos onde estes profissionais têm que distribuir senha e até auxiliar os clientes dentro do banco.

Contraf/CUT

O projeto foi desenvolvido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF/CUT), com base em estudo feito ao longo de anos, em que a CONTRAF, tem acompanhado as estatísticas de crescente violência em agências bancárias e instituições do gênero. Em junho deste ano, o presidente Câmara, João Emanuel, e os bancários, vereador Arilson da Silva (PT), o coordenador do núcleo de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr, e o secretário de Imprensa do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, John Gordon se reuniram para debater segurança nos bancos e a importância da aprovação do projeto. Para debater o tema e apresentar a realidade nacional da segurança bancária, o secretário de Imprensa da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e coordenador do Coletivo de Segurança, Ademir Wiederkehr, esteve presente e apontou medidas para conter os ataques a bancos.

Assessoria de Gabinete - Marcela Brito