16/07/2013
Trabalho do vereador por Cuiabá jamais para, afirma João Emanuel
Walter Machado
Em função da véspera do recesso parlamentar, o presidente do Legislativo da capital, João Emanuel, PSD, enalteceu em plenário hoje (16-07) o que qualifica de 'trabalho vitorioso de todos os integrantes do Parlamento'. Para exemplificar, ele citou a quantidade e alguns projetos de destaque aprovados/sancionados pelo prefeito, previamente discutidos em plenário, com as lideranças comunitárias e pelas comissões. "Otimismo é a palavra de ordem. Mas, convenhamos, é preciso seguir com cautela, sempre com firmeza".

De janeiro a julho, afirmou o vereador, o Parlamento se uniu para consolidar ações de interesse popular, apesar das pressões contrárias do Executivo. "Nosso otimismo se explica aí, na aprovação de vários projetos importantes que mudaram a vida dos cuiabanos. A Câmara barrou a tentativa de majoração do IPTU, que o Executivo desejava elevar em 25%, e a de 15% na tarifa d'água (CAB). Também ampliou os direitos dos estudantes no tocante ao passe livre, além de conquistar, para os professores contratados, o direito de ministrar aulas. Dispositivo que facultou garantia de aulas para o ano letivo em curso".

Uma das mais destacadas vitórias construídas a quatro mãos, descreveu João Emanuel, foi a manutenção da construção da UPA Pascoal Ramos no seu local de origem. "Por outro lado, evitamos que mais de 500 famílias fossem despejadas no Dr. Fábio II, onde residem há mais de 20 anos. O desespero havia tomado conta de todos, pois ali moram idosos, crianças e pessoas portadoras de necessidades especiais. Também garantimos a data base dos servidores e o reajuste salarial dessa categoria em 10%, assinando parceria com o Estado para que pudessem acessar recursos a preços módicos, para a aquisição da sonhada morada".

Outra iniciativa parlamentar da atual gestão do Paço Moreira Cabral foi a criação da Comissão de Combate às Drogas e Internação de Usuários de Entorpecentes, salientou Emanuel. "As cracolândias se tornaram a fase sombria da capital. Encontram-se instaladas em vários pontos centrais e periféricos. Instituir essa comissão significou importante escalada de trabalho social pelo município cuiabano. Criou-se, em paralelo, a Associação das Mães de Usuários de Drogas. É sabido que a família adoece em paralelo a partir da comprovação de que um dos seus integrantes se tornou dependente de drogas. Então, essa entidade é de suma importância para combater um dos maiores males da Humanidade".

MAIOR PROXIMIDADE COM A POPULAÇÃO

João Emanuel pontua que a retomada das sessões itinerantes e a intensificação de audiências públicas possibilitou maior proximidade entre o Parlamento e a população. "Devemos isso ao nível dos vereadores que compõem esta Casa de Leis. Um conjunto de conhecimentos focados em diversas áreas da cidade. Os parlamentares formam forte conjunto motriz para galgarmos o desenvolvimento almejado pela sociedade cuiabana. O povo clamou por mudanças, e registramos isso. E elas vieram efetivamente. Mas não param por aqui, vão continuar. Afinal, o trabalho do parlamentar é ininterrupto".

A despeito das vitórias já alcançadas pela Câmara de Cuiabá, ponderou, "primar pela humildade é fundamental para que outras etapas de luta vitoriosa aconteçam". Nos próximos meses, a meta do Legislativo é aumentar as discussões sobre mais temas sociais e outros. "Nosso objetivo é ir fundo nas questões mais polêmicas da capital, as demandas que o povo vivencia e que o impede de desfrutar de melhor qualidade de vida".

Na ótica de batalha futura do Parlamento, finaliza Emanuel, "reside no empenho dos legisladores o instrumento básico para desfazer os trâmites que talvez fossem aprimorados para as últimas décadas do Século 19, ou às primeiras do Século 20. Não para hoje. É um desafio imposto, somado ao trabalho contínuo de fiscalização de tudo que acontece no município cuiabano que os vereadores realizam diuturnamente".

João Carlos Queiroz Secom/Cuiabá

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues