10/07/2013
União entre Câmaras Municipais da Baixada e Vale do São Lourenço objetiva melhorias em áreas básicas
Felipe Motta
Intensificar melhorias em todas as áreas sociais, com enfoque maior na Saúde e Educação, é um dos objetivos que as Câmaras Municipais da Baixada Cuiabana e Vale do São Lourenço pretendem estabelecer em breve. O primeiro passo neste sentido foi dado hoje (10-07) à tarde, no gabinete do presidente do Legislativo de Cuiabá, João Emanuel, PSD, durante reunião que ele, juntamente com o vereador Chico 2000 e ex-senador Canelas mantiveram com o dirigente do Parlamento de Jaciara, Rodrigo Francisco, PR, além de outros integrantes daquela Casa de Leis, Émerson Guimarães da Silva, PR, e Abdo Mohammmad, PSDB.

"Trata-se de uma visita honrosa para esta instituição e quantos nela atuam", sublinhou Emanuel. "Ao vir a Cuiabá para se inteirar de como a Câmara cuiabana trabalha, quais são suas perspectivas no âmbito político e social, e como analisa o momento brasileiro atual, o Parlamento de Jaciara abre as portas para um intercâmbio produtivo de ideias. Também nós, vereadores da capital, queremos conhecer o Legislativo de Jaciara. Com certeza, esta reciprocidade de aprendizado que ora toma formato será profícua à população mato-grossense. Unidas, as instituições parlamentares podem fazer ainda mais em prol dos munícipes, corrigir eventuais distorções no curso dos trabalhos idealizados e emoldurados na prática".

Vários temas foram debatidos durante essa reunião, a exemplo da situação caótica da saúde, a necessidade de mais investimentos na educação, estruturação da malha viária dos municípios, maior segurança e oferta ampliada de habitação. Temas que, segundo o presidente João Emanuel, também mereceram constar entre outras reivindicações apresentadas na intensiva mobilização nacional levada a efeito recentemente. "O Brasil inteiro quer urgência para resolver suas gritantes necessidades. A voz das ruas ecoou muito mais forte do que todos poderiam supor que um dia fosse acontecer em solo brasileiro. O povo se conscientizou do seu poder de reivindicar pelos direitos que não usufrui. Um recado direto para quem tem o poder nas mãos, principalmente para a classe política. A resposta disso tudo está no trabalho sério e empenhado que podemos desenvolver unidos pelo bem da Pátria", analisou João Emanuel.

Foi ainda definido que as Câmaras de Cuiabá, Jaciara, Juscimeira, Campo Verde e São Pedro da Cipa estarão participando de um encontro em Jaciara em setembro ou outubro. "Neste encontro, oficializaremos a proposta aqui delineada,  a de que os Legislativos Municipais de Cuiabá e das cidades do Vale do São Lourenço se unam para que mais serviços possam ser disponibilizados à população. Será o primeiro de outros encontros para arregimentar mais instituições parlamentares às causas que defendemos em nome do povo", disse Rodrigo Francisco, mais conhecido por "Tunicão" em Jaciara.

O vereador Emerson Guimarães da Silva, presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais em Mato Grosso, adiantou que a entidade pretende firmar bases representativas em todos os núcleos territoriais do Estado. No encontro a ser realizado em Jaciara, a associação quer oficializar uma parceria para que o município tenha maior força reivindicatória para implantar estrutura social definida em setores hoje carentes. Entre outros, ele aponta a necessidade de implantação do Distrito Industrial de Jaciara, melhorias na malha viária como um todo (com pavimentação), transporte público, saúde e outros itens que compõem o quadro cotidiano de uma sociedade civil organizada, pontuou.

Para Chico 2000, parcerias focadas no desenvolvimento são sempre bem-vindas. Ele lamentou que o trabalho realizado pelo vereador não tenha o reconhecimento que merece. "O vereador é visto que nem um filho levado, que às vezes apanha sem saber a razão. A redução da verba indenizatória, processo em curso em Cuiabá, é exemplo disso. Uma covardia que estão fazendo conosco, e que se refletirá nas instituições governamentais do Estado inteiro, Assembleia Legislativa, Procuradorias, fiscais e nas Câmaras Municipais. Infelizmente, o vereador não é respeitado pelos demais Poderes".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues