09/07/2013
Vereadores vão denunciar o secretário de saúde para o MP
Na mesma data em que acaba, o prazo para o secretário de saúde, Kamil Fares, assinar o documento que declara o inicio da retomada imediata das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Pascoal Ramos, quase 1.000 moradores e parlamentares realizaram um protesto, nessa terça-feira (08), no bairro Pascoal Ramos, exatamente no terreno destinado à unidade de saúde.

O vereador Ricardo Saad (PSDB), que participou do manifesto, afirmou que caso as obras não sejam retomadas, a Câmara irá encaminhar uma denúncia para o Ministério Público: “Existe um prazo que termina hoje (08), para que as obras sejam retomadas aqui no bairro Pascoal Ramos, de acordo com a decisão do Conselho de Saúde. Caso contrário, o Legislativo vai encaminhar a denúncia ao Ministério Público”.

Para o parlamentar Maurélio Ribeiro (PSDB): “Essa manifestação deixa claro a vontade do povo, que, por causa de politicagem, não está sendo feita esta vontade. Nós vereadores, estamos juntos com a população, lutando em prol desse direito”.

Arilson Silva, vereador do PT, afirmou que, caso as obras não sejam retomadas será contrarida a decisão da Defensoria Pública, do Conselho Municipal de Saúde e a vontade do povo: “Hoje realizamos um protesto importante, mostrando a vontade popular para a permanência da UPA, no bairro Pascoal Ramos. Os vereadores estão do lado da população, em prol da permanência da UPA no local em que já foram investidos recursos públicos”.

De acordo com o vereador Onofre Junior (PSB): “A sociedade da região Sul mostrou que esta decidida a lutar pela retomada das obras. Mais uma vez a sociedade, mostrou a sua vontade, exigindo que o prefeito, faça o que se espera dele. Que acabe a politicagem e inicie a construção da UPA”.

O presidente do bairro Pascoal Ramos e membro do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre Guedes, afirmou que a decisão do Conselho é soberana, mas não está sendo respeitada: “A resolução determinada pelo Conselho deve ser obedecida. Todos os pareceres mostram que o terreno está apto para receber a UPA. O movimento realizado hoje mostrou que o povo está integrado e  disposto a lutar pela retomada imediata das obras, pois já foi investido dinheiro público no terreno, que se encontra em perfeita condições para as obras”.

A construção da UPA no bairro Pascoal Ramos já recebeu parecer favorável do  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT) que já afirmaram através de laudo que o terreno oferece todas as condições para a obra e a Defensoria Pública de Mato Grosso já encaminhou parecer ao Ministério da Saúde afirmando a viabilidade da UPA no bairro. O Conselho Municipal de Saúde também está na defesa da unidade na região Sul de Cuiabá.
Bairros atendidos

A UPA Pascoal Ramos atenderá os moradores de toda região Sul de Cuiabá, região que está em fase de ampliação com o surgimento de novos bairros e residenciais do programa Minha Casa Minha Vida. Entre os bairro próximos ao Pascoal Ramos estão Jardim Industriário, Pedra 90, São Sebastião, Osmar Cabral, Tijucal, Residencial Coxipó, Parque Cuiabá, toda região do Cinturão Verde e comunidades rurais, além de moradores do Olho D´Água, entre outros.

Secom / Câmara

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus