08/07/2013
MPE recebe contratos entre prefeitura de Cuiabá e a Mangueira
O vereador Toninho de Souza (PSD) protocolou no Ministério Público Estadual (MPE) na tarde dessa sexta-feira (05-06) denuncia de irregularidade no convênio assinado entre a prefeitura de Cuiabá e a Estação Primeira de Mangueira, escola de samba do Rio de Janeiro que homenageou a capital mato-grossense no carnaval deste ano.

O parlamentar entregou toda a documentação nas mãos do chefe do MPE, procurador Paulo Prado, que encaminhará o documento para o promotor Roberto Aparecido Turim, responsável pela pasta de Patrimônio Público da instituição.Para o parlamentar, diante da robusta prova de falsificação de documentos assinados pelo ex-prefeito da capital Chico Galindo (PTB) para liberar um montante de R$ 3,6 milhões para pagar o compromisso com a Mangueira no último dia da gestão passada, não tinha como não encaminhar o caso ao MPE para procedimento investigativo.

Portando os dois contratos confeccionados por Galindo, Toninho de Souza não tem dúvida que houve irregularidade no convênio.O primeiro contrato assinado no início do ano passado, a Mangueira tinha o prazo de até 31 de outubro de 2012 para prestar contas de repasses no valor de R$ 1,6 milhão para receber a última parcela de R$ 800 mil. Sem prestação de contas da escola de samba, a prefeitura fez um outro contrato, dando prazo limite até 31 de dezembro do mesmo ano, já com os ex-secretários Sílvio Fídelis (Governo) e Fernando Biral (Procurador Geral do município), avalizando o repasse de R$ 2 milhões, que inicialmente seriam bancados pela iniciativa privada.

Diante do caso, que já tem uma ação no próprio MPE desde início do ano, o procurador Paulo Prado encaminhará toda a documentação para a Central de Inquéritos, responsável em fazer todo o procedimento de investigação. Segundo Prado, o MPE jamais se furtará de investigar denúncias do mau uso do dinheiro público.

Para ele, por conta do trabalho realizada pela instituição, é que boa parte da classe política quer a 'qualquer custo' o fim do MP Brasil afora. "Jamais vamos nos calar diante de casos de improbidade administrativa entre outros crimes praticados por quem deveria zelar pelo dinheiro público", finalizou o chefe do MP de Mato Grosso, elogiando a atitude do vereador Toninho de Souza em fiscalizar ações do Executivo municipal.

Assessoria de Gabinete