05/07/2013
TCE/MT capacita servidores da Câmara
Por meio da Secretaria de Planejamento do Legislativo da capital, iniciou-se hoje (05-07), no Plenarinho, o treinamento do TCE/MT aos servidores efetivos e comissionados da Casa de Leis sobre Planejamento Estratégico. O ciclo de palestras e debates, de cinco dias, é de responsabilidade do assessor de Apoio às Unidades Gestoras/TCE/MT, Irapuan Noce, auxiliado por Elias Santos, também do TCE/MT, e pelo titular de Planejamento da Câmara, Anderson Rodrigo Nascimento. No geral, todas as repartições que compõem a instituição parlamentar participam do curso.

"Capacitar nossos colaboradores, para que assimilem 100% o funcionamento da máquina pública, é essencial para alcançarmos as metas do Parlamento, dentro da linha estrutural do Planejamento Estratégico", disse o presidente da instituição legislativa, João Emanuel, PSD. O dirigente parlamentar ainda elogiou a parceria firmada entre o Legislativo cuiabano e o TCE/MT.

"A Câmara de Cuiabá é pioneira nesta iniciativa no Estado. O TCE/MT já realiza a moldagem de Planejamento Estratégico funcional com diversas prefeituras no Estado há mais de 10 anos. A adequação de cada uma delas às respectivas disponibilidades permite que avancem dentro daquilo que é possível, atuando em bases reais. Isto se reflete em maior qualidade dos serviços, além de projetar investimentos seguros de consolidação. Planejar, enfim, é essencial ao presente e futuro".

Conforme o secretário-geral da Câmara, Aparecido Alves, é importante que todos os servidores do Legislativo participem ativamente. "Desenvolvimento Estratégico é palavra de ordem para que qualquer instituição avance seguramente, sem perder o foco de suas limitações orçamentárias. A Câmara de Cuiabá saiu na frente em Mato Grosso para que este trabalho ganhe formato funcional no seu dia a dia. Os ganhos são ilimitados, pois planejar significa tudo. Sem planejamento estratégico não vamos a lugar nenhum. Portanto, a contribuição de vocês é fundamental no decorrer dos debates e para que seja elaborado um documento específico".

Também se pronunciando, o secretário de Planejamento, Anderson Rodrigo, citou que a parceria institucional firmada com o TCE/MT permite à Casa de Leis construir seu Planejamento Estratégico e desenvolver o Orçamento Participativo. "Orgulhamo-nos de ser a primeira Câmara Municipal de Mato Grosso a integrar este convênio com o TCE/MT. A participação coletiva dos servidores, já frisou aqui o secretário Aparecido Alves, é fator imprescindível, pois o sistema funciona a partir de uma gestão abrangente, por inteiro. O Legislativo de Cuiabá necessita deste planejamento, posto que passa por dificuldades orçamentárias justamente por não utilizar instrumento tão significativo".

Entre os temas a serem trabalhados pelo TCE/MT com os funcionários da Câmara, constam o PPA - Plano Plurianual, LDO, LOA e a burocracia como elemento emperrador de soluções. Irapuan salientou o próprio exemplo do TCE/MT quando o órgão optou por fazer seu Planejamento Estratégico e expandir esse trabalho a vários municípios (prefeituras).

"A ideia é fazer um planejamento simples, porém funcional. Colocar numa única folha todos os objetivos da instituição, a exemplo do próprio Mapa Estratégico do TCE. Isso contribui para a melhoria do desempenho da administração pública e assegura efetividade às iniciativas de controle social relacionadas ao controle externo. O TCE já vivenciou também momentos difíceis, com o acúmulo de contas. Os últimos gráficos denotam que praticamente zeramos as demandas. Em 94%, alcançamos 94%, marco extraordinário".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues