28/06/2013
Arilson diz que Sessão reafirmou a Câmara como representante do povo
A sessão desta quinta-feira (27) da Câmara de Vereadores de Cuiabá está marcada na história da democracia. Com a intensa participação de estudantes e movimentos sociais, os vereadores dialogaram com a juventude e atendendo o anseio da população cuiabana, aprovou importantes projetos de lei que vão desde o transporte público, a liberdade de expressão, até questões relacionadas aos bancos da capital.

Foram aprovadas as leis referentes à extensão do passe livre para estudantes de pós graduação, ampliação do tempo de integração do passe de ônibus, uso do passe livre irrestrito ao horário de aula, proibição do dupla função para os motoristas de ônibus, permissão para o pagamente da tarifa de ônibus com dinheiro e não somente com cartão, revogação da lei da “mordaça” que determinava o cadastro de internautas para realizar comentários nos sites noticiosos e a aprovação da lei que determina a obrigatoriedade dos bancos ofereceram assentos para os clientes aguardarem o atendimento.

Para o vereador Arilson da Silva, do Partido dos Trabalhadores, todos vereadores vêm desde o início do mandato dialogando com a população e apresentando nas sessões projetos que vem de acordo com as reivindicações populares, como é o caso das leis referentes ao transporte público, por exemplo. Ele avalia a sessão de hoje (27), onde houve grande participação estudantil, como um importante passo na história da juventude cuiabana  e dos movimentos sociais que sairam às ruas em defesa de suas bandeiras.

“Sou de movimento sindical e sei que a luta por transporte público de qualidade e a ampliação do passe livre são lutas históricas. A aprovação dos projetos da sessão de hoje demonstrou que estamos em sintonia com os anseios da população, uma vez que os projetos já estavam em fase de análise e realizamos a votação nesta sessão, com o apoio da população. Ssempre acreditei no dialogo e acredito que tivemos mais um exemplo que a sociedade tem o seu poder e estamos neste parlamento a serviço de todos”, diz Arilson as Silva.

Além dos projetos relacionados ao transporte público, a Câmara também aprovou o projeto de lei que determina que todos os bancos de Cuiabá ofereçam assentos para seus clientes. De acordo com o vereador do PT, esta lei vem de encontro com a proposta de oferecer acessibilidade aos usuários dos bancos que muitas vezes passam por desgastes por aguardar o atendimento sem ter onde se acomodar. “Nossas ações são pensadas para que a população seja cada vez mais valorizada. A lei dos assentos é a primeira, mas apresentarei outras que determinam o reforço na segurança das agências e vamos intensificar ações para o cumprimento da lei das filas e dos biombos, por exemplo”, observa Arilson da Silva.

O vereador do PT compõe a Comissão que acompanhará o cumprimento da Lei das Filas em Cuiabá, além de presidir a Comissão de Trabalho da Câmara, ser vice presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa e compor a Comissão da Salgadeira.

Marcela Brito

Assessoria Comunicação