27/06/2013
Legislativo cuiabano se une à luta dos estudantes
Otmar de Oliveira
A movimentação registrada hoje (27-06) nas galerias do Plenário da Câmara Municipal, ocupadas por mais de 100 estudantes, foi de alegria após a votação/aprovação de projetos que constam na pauta do movimento estudantil da capital. Os estudantes reivindicam passe livre integral - sem restrição de horários e extensivos aos pós-graduandos -, revogação da tarifa do transporte coletivo, retorno do cobrador e melhoria geral nas condições dos veículos (aumento da frota, ar-condicionado e outros itens).

Os vereadores utilizaram a tribuna para afirmar que a presença dos estudantes em Plenário significava maior compromisso de trabalho a quantos integram a Casa de Leis. Segundo o presidente João Emanuel, PSD, os vereadores querem contar sempre com os estudantes no Parlamento. Ele sublinhou que o Legislativo não tem nenhum patrão. "Portanto, não somos subervientes a qualquer linha empresarial. Atender o povo está sempre em primeiro lugar".

Emanuel disse se sentir lisonjeado com a presença maciça de manifestantes, que reivindicavam melhorias no transporte coletivo, "quando votamos questões de interesse urgente dessa categoria". Alguns dos projetos em pauta - citou - já tramitavam na Casa, a exemplo da proibição da dupla jornada do motorista, com a recondução do cobrador aos seus postos de trabalho. "Enfim, nosso desejo é que vocês voltem sempre, inclusive na próxima sessão matutina, terça-feira".

A cada projeto apresentado para votação e aprovado hoje, após a exposição dos pareceres das comissões, favoráveis à aprovação, os estudantes se manifestaram em altos brados, comemoração extensiva ao próprio Plenário (parlamentares) e à ala de imprensa, conhecida como "aquário". Alguns parlamentares disseram esperar que o prefeito Mauro Mendes sancione os projetos, não frustrando a expectativa da população.

O vereador Mário Nadaf, PV, elogiou a postura democrática dos estudantes na Câmara. Conforme lembrou, o projeto de passe livre já esteve em discussão na Casa de Leis, na década de 90. "Na época, recordo, foi uma luta intensa".

Para Néviton Fagundes, PTB, "o espírito democrático baixou de vez nesta Casa de Leis. Nós, vereadores, de há muito o incorporamos, e a tendência é de que essa vibração intensiva e positiva se perpetue neste e nos próximos mandatos parlamentares. Isso porque a voz do povo tem chegado com maior clamor à Câmara, exercício genuíno de cidadania".

Outro petebista, Dilemário Alencar, que se tornou crítico ferrenho do transporte coletivo, liderando movimento parlamentar para o retorno dos cobradores e melhorias gerais no serviço, disse que o Brasil vivencia um momento histórico. "O saldo dessa luta coletiva, do grito indignado oriundo das ruas, se traduzirá em benefícios à população inteira, não somente à ala estudantil. Pela Câmara, vários anseios já começam a se tornar realidade social. Era preciso sacudir o marasmo vigente em setores deficitários, que desrespeitam direitos constitucionais. O povo está de parabéns!"

João Carlos Queiroz Secom/Câmara

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital