27/06/2013
Legislativo abre as portas aos manifestantes e endossa apoio
Otmar de Oliveira
Por meio do presidente João Emanuel, PSD, a Casa de Leis de Cuiabá oficializou hoje (27-06)  total apoio às manifestações estudantis. O recado solidário foi oficializado ao líder Caiubi Kuhn, na Praça Moreira Cabral, oportunidade em que Emanuel convidou os manifestantes para participarem da sessão plenária e expor suas reivindicações à população. A partir daí, elas serão transformadas em projetos de lei para posterior votação e aprovação.

"Este é um momento histórico no País. Nós, vereadores, vamos passar, mas a luta pela democracia não para", afirmou Emanuel. O presidente também parabenizou os manifestantes pelo tom ordeiro da condução do movimento. "Continuem reivindicando de forma pacífica. Isto é ótimo à democracia".

Na sequência, os manifestantes adentraram nas galerias da Câmara Municipal, em meio à grande batucada e jargões: "Ai, ai, ai, que vergonha! A tarifa está mais cara do que maconha"; "Boi, boi, boi, boi da cara preta, pega o Mauro Mendes e devolve pro capeta". O secretário-geral da Câmara, Aparecido Alves, conduziu os estudantes às galerias. Não houve confronto com a PM, que apenas acompanhou o protesto.

Viviane Mota, uma das lideranças do movimento, do DCE da UFMT, afirmou a presença do grupo no Parlamento era para exigir o cumprimento das reivindicações, "para que a Câmara vote projeto de lei para sua aprovação". Entre elas, passe livre integral a todos os estudantes, revogação imediata do aumento na tarifa e melhorias gerais no transporte público (condições dos veículos e maior tempo na integração). "Transporte público com qualidade é direito adquirido do cidadão. Hoje somos muitos, mas amanhã seremos mais ainda para exigir que isto seja cumprido".

Os manifestantes permanecem neste momento em Plenário (50 em cada galeria), além de outros que usarão da Tribuna Livre para se manifestar sobre o Movimento Estudantil.

João Carlos Queiroz Secom/Câmara