26/06/2013
Entidades lançam “Movimento pela Ética”

Será lançado nessa quinta-feira (27), a partir das 15h, na Câmara Municipal de Cuiabá, o Movimento pela Ética na Política (MEP), que congregará várias entidades da sociedade civil organizada no sentido de promover ações que visam combater a corrupção tem todos os níveis.

O lançamento ocorrerá no Plenário Ana Maria do Couto e contará com representantes de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), profissionais liberais, entre outros. Cerca de 200 pessoas devem comparecer e disseminar o projeto por todo o Estado.

“Será a oportunidade de lançarmos em nível estadual um movimento que visa combater a corrupção em todos os níveis e esferas de poder”, afirma Samuel Lemes, secretário de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Cuiabá e apoiador do Movimento.

O MEP é apartidário e defende bandeiras como a reforma política, inclusive com fixação de eleições no mesmo ano, fim da reeleição para o Executivo, redução para 5 anos o mandato de senador, que atualmente é de 8 anos, aplicação dos percentuais constitucionais de setores como saúde e educação, dobrar os investimentos da União repassado para estados na área de segurança, fim do caciquismo político, entre outros.

“Queremos o Ministério Público fazendo seu papel e não sendo instrumento de perseguição. Queremos independência de sindicatos, associações e entidades como a União dos Estudantes (UNE), entre outros”, completa Samuel Lemes.

O MEP nasceu em 2011, na cidade de Rosário Oeste, e defende bandeiras como respeito ao ser humano em primeiro lugar, desenvolvimento sustentável, justiça social, saúde, educação e mobilidade urbana.

Secom Câmara