25/06/2013
Vereador Toninho de Souza e deputado Eliene Lima garantem urbanização do córrego Prainha
O vereador Toninho de Souza (PSD) se reuniu na manhã deste sábado (22-06) com um grupo de moradores do bairro Consil para resolver um problema crônico da região. Acompanhado do deputado federal Eliene Lima (PSD), o parlamentar de Cuiabá ouviu queixas e reivindicação para asfaltar um trecho de quase 1 km da rua Cáceres que liga a avenida Miguel Sutil e arborizar o córrego Prainha, que exala um forte odor por receber dejetos e estar ao céu aberto. O que está mais incomodando os moradores, em especial aos que residem na rua professora Tereza Lobo é a poeira levantada por veículos que trafegam no pequeno trecho de chão.

O maior problema é que a poeira já está afetando a saúde das pessoas. O presidente da Associação dos Moradores do bairro Consil, Alaílson Campos, conhecido como Nenê, denuncia que já há registro de crianças que contraíram pneumonia por conta da grande quantidade de poeira provocada pelo fato da rua não ser asfaltada. A indignação é maior por causa da omissão da prefeitura de Cuiabá, que esteve realizando uma pequena obra no local e nem concluiu. O trabalho é a construção de um bueiro, que ainda está aberto por que fizeram uma tampa bem menor em relação a largura da boca do buraco.

Ao verificar o problema in loco, deputado federal Eliene Lima e vereador Toninho de Souza prometeram solucionar o problema o quanto antes. Um dos oitos parlamentares de Mato Grosso na Câmara Federal, Eliene reafirmou seu compromisso por uma Cuiabá melhor, destinando cerca de R$ 6 milhões de um total de R$ 20 milhões de sua emenda parlamentar para pavimentar a rua Cáceres até a Minguel Sutil. Além disso, garantiu um projeto de arborização ao córrego Prainha para pôr fim ao mau cheiro provocado pela grande quantidade de sujeira que cai no local.

Por sua vez, Toninho de Souza se comprometeu em fiscalizar toda a obra programada para iniciar no mês de setembro. Na condição de fiscalizador das ações da prefeitura de Cuiabá, o vereador garantiu que irá provocar o prefeito Mauro Mendes (PSB) a olhar com mais atenção às demandas da população, principalmente questões como a do bairro Consil, já que o problema já afeta a saúde dos moradores da região.

Morador do Consil há 11 anos, Paulo Beligo parabenizou à disposição do deputado Eliene Lima e do vereador Toninho de Souza em solucionar um problema antigo da região. "O povo precisa de soluções rápidas. Não dá para conviver com mau cheiro do córrego Prainha e com a poeira provocada pela rua de chão. Não é uma grande obra, é pequena coisa que fará um grande bem pra centenas de pessoas", frisou o morador.

Luiz Esmael -  Assessoria de Gabinete