20/06/2013
Mensagem de Emanuel aos jovens cuiabanos enaltece democracia
Otmar de Oliveira
No seu pronunciamento hoje (20-06) cedo, na sessão plenária, o presidente da Câmara Municipal, João Emanuel, PSD, endereçou mensagem aos jovens cuiabanos. "O Parlamento serve para que se tenha uma ampla discussão democrática. Temos acompanhado de perto os movimentos que eclodiram em várias capitais do País. O de ontem, realizado em Cuiabá, primou por atos pacíficos, de legítima ordem cívica. Já o de hoje à tarde, a partir das 17 horas, deve ser mais intenso, porém igualmente ordeiro. A finalidade explícita dessas manifestações é clamar por melhorias sociais e protestar contra a corrupção. Portanto, gostaria de externar aqui uma palavra aos jovens manifestantes", pontuou o dirigente parlamentar.

"Meus irmãos, jovens cuiabanos: após tantos manifestos, tenho a honra de saudá-los coletivamente, saudação extensiva àqueles que estão aqui hoje na Câmara e que estarão, logo mais, presentes na manifestação popular. Vocês formam um pequeno regimento do total de pessoas que se veem representadas neste movimento, Desejo a todos que absorvam tudo que nós esperamos de nossa cidade, para um novo tempo. Queremos ser uma Nação unida, e vocês e nós formaremos este povo".

Segundo João Emanuel frisou na mensagem , "no futuro não desejamos ver classes apartadas, e precisamos impedir que isto apareça entre nós. Sendo assim, transformaremos tudo em um só corpo unido. Porém, para isto, precisamos nos educar, entrar em sintonia comum. E devemos praticar isso até conseguir tal sintonia".

Emanuel também enfatizou que a paz é um dos importantes degraus de conquista de uma sociedade organizada. "Meu desejo pessoal, e de todos os colegas parlamentares, é de que todas as pessoas almejem a paz. Mas que também sejam corajosas para consegui-la; assim a alcançaremos. Precisamos almejar a paz e ser corajosos simultaneamente! Não queremos que o Brasil seja fraco. Ele deve ser forte, e às vezes é preciso endurecer. Mesmo quando jovens, torna-se vital aprendermos e aceitar certas privações, sem nunca esmorecer. Não importa o que criemos e focamos, nós passaremos. Contudo, em todos vocês, jovens, o Brasil viverá. E quando nada restar de nós, vocês levantarão a bandeira que há algum tempo foi-se erguida do nada".

Ao finalizar a mensagem, o presidente da Casa de Leis destacou que hoje será um dia emblemático na capital mato-grossense, por conta da manifestação maciça encabeçada pelos seus jovens. "Hoje, Cuiabá inteira testemunhará a democracia ser exercitada no seu máximo". João Emanuel ainda observou que "existe perfeita noção de que esse percurso não pode ser feito de qualquer modo, como forma de manter a proximidade e garantia de êxito das metas sociais buscadas coletivamente".

Ele aplaudiu a união dos jovens por causas que considera justas e importantes no presente e futuro. "Vocês, jovens, se encontram unidos, são carne da nossa carne, e suas mentes estão repletas dos mesmos ideais que nos orienta. Ideais, reconhecemos, que os farão marchar para um Brasil vitorioso, num movimento consciente que nos elevará à mais sublime das Nações. Sabemos que o Brasil está diante, dentro e atrás de nós".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues