20/06/2013
Artigo - Momento do povo
Eu pensei bem antes de escrever este artigo, e resolvi fazê-lo devido ao pedido de várias pessoas para que eu desse minha opinião sobre o assunto. O que ocorre hoje no Brasil, essa onda de protestos, foi aguardado durante muito tempo por todos nós, que lutamos em prol da juventude. Porém eu não poderei estar presente nesses protestos. Nem eu, nem qualquer outra pessoa que possui mandato eletivo neste país.

Apesar da vontade de ir, e me sentir como a maioria da população se sente, entendo que partidos e políticos não devem estar envolvidos nas manifestações. Essa manifestação, sejamos humildes, surgiu através da fúria do povo e deve ser lutada somente por eles.

A inclusão de políticos nesses movimentos, poderá dar uma conotação diferente aos atos, poderá acontecer uma politização e isso não é bom. Essas manifestações estão tão bonitas, que não podemos correr o risco de contaminá-las, mesmo que tenhamos boas intenções.

Se os políticos se envolverem, sabemos que alguns vão querer usá-los como palanque eleitoral, principalmente por termos um pleito no próximo ano. Ir até os movimentos é, nada mais nada menos, populismo e aproveitador do momento. O mais bonito destes protestos em todo o Brasil é que não há um líder, não há alguém que o governo busca combater. São milhares de jovens, com milhares de idéias.

O que nós, que temos mandato eletivo, devemos fazer agora, é somente observar os protestos, e, principalmente, fazer uma reflexão. Mesmo aqueles, que como eu, assumiram há pouco tempo. Por que todos esses protestos? Onde podemos melhorar? Quais os maiores anseios do povo?

Apesar de eu não ir, estou reunindo amigos, os incentivando a participar. É um momento inesquecível, todos vão se lembrar daqui a alguns anos, e vão contar que estiveram lá.

Enquanto isso, repito, nós que temos mandato eletivo, devemos ter consciência e humildade que os protestos também são contra o que representamos, fiquemos em casa, ouvimos, conversamos com nossas famílias, conversamos com a população e iniciemos uma reflexão se estamos fazendo nosso trabalho de forma correta.

Autor: Faissal Calil