19/06/2013
Câmara de Cuiabá consolida força tarefa de combate às drogas
Numa iniciativa conjunta dos parlamentares que compõem a Casa de Leis da capital, sob a presidência de João Emanuel, PSD, foi instituída uma força tarefa para intensificar o trabalho que a atual gestão do Parlamento executa para combater as drogas em Cuiabá. Amanhã (21-06), por exemplo, acontece audiência pública no Plenário das Deliberações, às 9 horas, requerida pelo vereador Marcrean dos Santos, PRTB. Esta audiência vai debater a necessidade de reimplementar o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas - COMAD, além de discutir os Eixos das Políticas Públicas acerca desse problema no município, explicou Marcrean. Os vereadores lamentam que o Poder Executivo Municipal não disponha ainda de um projeto específico na área, para efetivo desmonte do quartel das drogas.

"Intensificar uma série de ações parceiras, principalmente com instituições com larga experiência no setor, enquadra-se entre as propostas desenvolvidas pela Câmara", disse o presidente João Emanuel. Ele salientou que a vinda da MAPAS - Movimento Antidrogas dos Povos da América do Sul representa maior estrutura nessa meta do Legislativo em banir as drogas de Cuiabá.

"Honra-nos que a MAPAS tenha oficializado seus alicerces de luta contra tal chaga social no Plenário Ana Maria do Couto, solenidade que foi realizada hoje (19-06) cedo. A vinda da Associação de Apoio aos Familiares Vítimas de Dependência Química - MAPAS representa importante avanço no trabalho da Comissão de Enfrentamento às Drogas, presidida pelo vereador Wilson Kero Kero, PRP. De parabéns, portanto, sua fundadora, a jornalista Roseli Cordeíro".

Na opinião do vereador Wilson Kero Kero, a MAPAS veio para somar com o Legislativo de Cuiabá. "O nosso foco de ação é permanente, com união de forças institucionais. A comissão parlamentar que presidimos tem avançado significativamente em busca de soluções práticas, efetivas, diante do clamor de urgência dos casos com drogas registrados no cenário da capital. Também consideramos essa questão um dos grandes desafios da Humanidade. E com o agravante de que, dia após dia, tem demandado mais esforços, iniciativas que resvalam na poderosa barreira criminosa das drogas".

Via comissão, o Legislativo de Cuiabá, apoiado por instituições públicas e privadas, irá desencadear desdobramentos intensivos para desequilibrar e soterrar os pilares das drogas, garantiu Kero Kero. "O trabalho de prevenção junto aos jovens é importante, seja nas escolinhas de futebol e unidades educacionais. Enfim, o Parlamento pretende estabelecer conexão direta com todas as instituições que assimilem sua proposta. É, seguramente, um dos canais de êxito contra as drogas. Juntamente com a delegada Alana Cardoso, titular de Repressão a Entorpecentes da Civil, montaremos um QG na Câmara. Será a sede das discussões, elaboração de projetos e sequenciais ações práticas".

Kero Kero sublinhou que essa proposta do Legislativo de estabelecer canal permanente com a sociedade civil organizada é resolutiva para evitar a proliferação das drogas e seus dependentes no município. "Isso envolve diversas estratégias, não necessariamente o combate, em si, mas também acolhimento e respectivo encaminhamento dos dependentes, apoio aos familiares e a reinserção social de quem esteve alienado pelas drogas".

Mensalmente, enumera o vereador, perecem cerca de 40 jovens no País em função de causas originárias da dependência direta de drogas. "É triste, é vergonhoso, porém é concreto. Inexistem políticas públicas que possam coibir eficientemente o avanço das drogas no Brasil. Infelizmente, é uma realidade que está se tornando cotidiana, até comum, aos olhos da inércia impotente do cidadão brasileiro. Algo tão grave e preocupante como essa onda de manifestações violentas que tem acometido os quatro pontos da Nação. Mobilização que lançou o Brasil na mídia internacional de maneira inédita".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara