13/06/2013
Néviton consegue asfalto para o bairro Umuarama
O vereador Néviton Fagundes, PTB, anunciou hoje (13-06) que o bairro Umuarama, região do Grande CPA, por meio de indicação de sua autoria junto ao Executivo da capital, receberá 100% de pavimentação asfáltica até dezembro próximo. Trata-se de compromisso oficial firmado pelo prefeito Mauro Mendes em recente audiência com o parlamentar, no Palácio Alencastro. Para ele, o aval do prefeito se constituiu em 'grata surpresa', posto que este empreendimento é complexo e exige o emprego de recursos volumosos, ainda que parte do bolo financeiro seja originário de parcerias institucionais. "Há sempre a exigência de contrapartida do município, e geralmente é onerosa", citou.

Na gestão passada, segundo Néviton, ele encaminhou indicações sucessivas ao Executivo com o mesmo teor. "Inclusive, reindiviquei para que os demais bairros adjacentes (Aroeira, Altos da Glória e Três Barras) também recebessem este benefício. Infelizmente, a despeito de nossas tentativas, essas indicações não vingaram. Porém, agora, com poucos dias de retomada dos trabalhos legislativos, conseguimos isso", comemora.

O prefeito Mauro Mendes explicou ao vereador que, a princípio, atenderá somente o Umuarama, informação que não o desanimou. "Isto não significa, veja bem, que os demais bairros foram descartados de receber este benefício, pelo contrário. São comunidades que já se encontram no conograma de obras da Prefeitura, e receberão asfalto em futuro breve. Pelo menos foi isso que nos garantiu o prefeito".

Néviton afirmou não duvidar da palavra firmada pelo gestor. "Acredito que cumprirá, sim, pois ele {Mauro Mendes} tem se mostrado sensível à situação delicada dos núcleos periféricos da capital. Deixei claro, nessa audiência, que o Umuarama e outros concentram importância expressiva no contexto de desenvolvimento regional da cidade. Situam-se numa das áreas de real estrutura desenvolvimentista do município. Basta observar a expansão verificada ali nos últimos anos. É a Cuiabá do futuro".

Outras indicações do parlamentar se somaram à estruturação da malha viária do Grande CPA. "Também reivindicamos a construção de Centros Educacionais, creches, praças e vários benefícios sociais". O vereador disse estar satisfeito ao comprovar que, nesses poucos dias de retomada do seu mandato, tenha contabilizado respeitável saldo de avanços importantes às comunidades que representa no Paço Moreira Cabral.

"Nas reuniões com os comunitários da região, quando explico que meu tempo atual na Casa de Leis é passageiro, em função do cargo de suplente, tenho ouvido palavras de incentivo para que lute para consolidar minha permanência. É que simpatizam com meu jeito de trabalhar politicamente".

Apesar de satisfeito com as primeiras sinalizações de vitória comunitária junto ao Executivo, Néviton assegura que mais cobranças em nome do Grande CPA terão sequência. "Principalmente agora, quando sinto haver maior acomodação aos pleitos emanados pelas comunidades carentes. Arrisco-me a dizer que existe hoje, por parte do Executivo, um tratamento diferenciado àqueles vereadores imbuídos de propostas sociais como ganchos permanentes de sua trajetória política. Afinal, todos trabalhamos por Cuiabá. É uma parceria unificada para trazer o bem aos munícipes e ao município".

Em resumo, trabalhar o social, frisou Néviton, é um dos seus compromissos com Cuiabá. "É gratificante constatar que nossas ações, em prol do interesse coletivo da municipalidade, têm sido prontamente acatadas pela administração municipal. Pois nada é mais desanimador do que elaborar projetos e não ter nenhum resultado prático".

Secom/Câmara