11/06/2013
Jilson Francisco expõe anseios da agricultura familiar
No seu pronunciamento da Tribuna Livre da Câmara Municipal, na manhã de hoje (11-06), a convite do vereador Oséas Machado, PSC, Jilson Francisco da Silva, diretor de Abastecimento da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento, fez explanação detalhada a respeito da situação da agricultura familiar no município de Cuiabá e os investimentos que podem mudar o quadro vigente de dependência, ainda atrelado à produção nordestina.

"Parabenizo aqui o vereador Oséas Machado, do PSC, e os demais membros desta ilustre Casa de Leis, pela oportunidade de podermos projetar a delicada situação vivenciada pelos agricultores familiares desse município. A exemplo dos demais, também têm seus sonhos e projetos, e querem melhorar para produzir melhor, com qualidade gradativa. Porém, para que isto aconteça, necessitam de apoio oficial das instituições federais, recursos parlamentares, apoio de órgãos ligados diretamente à Agricultura, e outros incentivos".

Jilson recorda ter questionado o atual senador Blairo Maggi a respeito desse tema, quando recebeu da autoridade pleno aval para conduzir um trabalho de incentivo estrutural na área. "Ele (Maggi) me garantiu que a agricultura familiar cuiabana pode contar com ele. Tem seu integral apoio e do Senado. Apresentei-lhe detalhado diagnóstico das demandas e o potencial agrícola municipal, já focando numa produção irrigada, que seria dotada de cinco polos, com a qual concorda. É uma provável solução que pode ser implantada no nosso município".

Atualmente, Cuiabá é abastecida com produtos hortifrutigranjeirols procedentes do Nordeste, onde, aliás, tem pouca água, pontua Jilson. "Mas eles desenvolveram tecnologia apurada, e conseguem produzir, e produzir bem. Resta-nos fazer o mesmo, instalar pivô central para produção farta de frutas e legumes".

Para que o município saia dessa posição de franco dependente do Nordeste, também precisa criar mecanismos de armazenamento de água. "Se eles (nordestinos) conseguem exportar sua produção para todo o Brasil e para o exterior, apesar da carência d'água no Nordeste, por que não podemos fazer o mesmo? Cuiabá está bem no centro do conhecimento técnico, com várias instituições universitárias. Produzir mais é gerar emprego e renda, significa avançar em todos os sentidos, prosperar".

Como exemplo de suas palavras, Jilson citou que o Terminal Atacadista do Verdão movimenta diariamente R$ 2 milhões de reais, "recurso que não fica concentrado no município, vai pra fora, para os nossos fornecedores". É importante assim trabalhar no emprego de tecnologia e na capacitação dos agricultores familiares, que poderiam contar permanentemente com técnicos agrícolas para melhor orientá-los no dia a dia, aconselha o ex-sindicalista, dirigente da Fetagri em MT. "Isto significa criar um núcleo de profissionais superiores que poderiam morar nas propriedades por períodos intercalados. Ali, entre outras funções, contribuiriam na regularização e expedição de projetos do campo e na melhoria de tudo que for produzido na região".

João Emanuel, PSD, presidente do Parlamento, agradeceu a vinda de Jilson Francisco. "O ex-secretário estadual Jilson Francisco já realizou um belíssimo trabalho à frente da Pasta de Agricultura, e foi também um dos destaques de trabalho quando no movimento sindical, representando os trabalhadores do campo, na Fetagri. Esta Casa de Leis é sensível, sim, ao clamor dos pequenos agricultores familiares, e aproveito para parabenizar o vereador Oséas pelo convite formulado ao diretor Jilson Francisco. No que pudermos ajudar, orientar, trabalhar pela melhoria e expansão da nossa capacidade produtiva, na área agrícola, tudo faremos".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara