Início
NOTÍCIAS
11/06/2013
Allan participa de audiência e lamenta ausência de secretário

Ao participar da audiência pública nesta segunda-feira (10) que debateu a falta de regularização fundiária em dezenas de bairros da Capital e a tentativa da prefeitura de Cuiabá em despejar centenas de famílias de suas casas sem antes fazer um levantamento socioeconômico e o devido cadastramento em programas sociais, o vereador Allan Kardec (PT) reafirmou seu apoio aos moradores e criticou a ausência de um representante do Executivo no evento.

Apesar da notificação oficial que foi expedida pela Casa de Leis à Secretaria de Cidades para que o secretário da pasta, Suelme Evangelista Fernandes participasse do evento, ele não compareceu e nem justificou a ausência deixando os cerca de 400 moradores que compareceram à audiência, vereadores e autoridades ali presentes, sem esclarecimentos quanto à política de regularização fundiária municipal e as ações de desapropriações que terras que o município pretende executar na atual gestão.

Até mesmo vereadores da base de apoio do prefeito Mauro Mendes, criticaram a ausência do secretário municipal de Cidades no evento. Isso porqueSuelme Evangelista foi o responsável pelas notificações de despejo expedidas na semana passada que resultaram em confusão e muita polêmica fazendo o prefeito reconhecer o erro e recuar da ideia tornando sem efeito as notificações que haviam sido entregues de forma enganosa como sendo documentos para regularizar e melhorar a infraestrutura no bairro Doutor Fábio 2.

Os parlamentares presentes na audiência afirmaram que não apóiam tal atitude, pois entendem que os moradores merecem respeito, principalmente porque saíram de suas casas para debater o assunto e dispostos a ouvir a posição do Executivo sobre as ações que podem ser colocadas em prática para cumprir com a função social que representa as moradias para essas famílias carentes.

“Mais uma vez o Executivo deixa de cumprir, no mínimo com sua obrigação regimental quando há uma audiência pública requisitada pela Câmara com convocação do Executivo. Estamos tristes pela ausência do Executivo que teve uma conversa no bairro, após a confusão gerada entre os moradores, mas aqui é registrado, fica nas notas taquigráficas e tudo que foi falado fica como um compromisso firmado”,  disse Kardec.

O parlamentar agradeceu a presença da Defensoria Pública, do Intermat, de mais da metade dos vereadores da Casa e de moradores do Doutor Fábio 2 que lotaram as galerias da Câmara, mas lamentou a atitude do Executivo “Acho que a ausência da Prefeitura foi um erro fatídico nessa administração”, afirmou Allan ressaltando que a Câmara continuará ao lado do povo e seguirá com a luta para ajudar os moradores carentes que lutam pelo direito à moradia digna.

Mesmo sendo da base do prefeito, o vereador Dilemário Alencar também criticou a ausência do secretário Suelme e classificou como “falta de respeito”. Garantiu ainda que convocará, na sessão desta terça-feira (11), o secretário Suelme Evangelista  que por sua vez será obrigado a ir na Câmara prestar esclarecimentos sobre a política de regularização fundiária de Cuiabá.

Assessoria de Gabinete - Wellington Sabino



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
07/04 - Câmara de Cuiabá prorroga suspensão de atividades até 21 de abril
07/04 - Câmara aprova emenda que põe fim ao recesso parlamentar de julho
07/04 - Câmara aprova emenda que põe fim ao recesso parlamentar de julho
07/04 - Vereador Dilemário destina verba de R$ 600 mil para prevenção e combate ao coronavírus
07/04 - Venezuelanos indígenas que viviam nas imediações da rodoviária são acolhidos
06/04 - Câmara de Cuiabá prorroga suspensão de atividades até 21 de abril
06/04 - Câmara aprecia nesta terça (07) mensagem do Executivo que trata sobre o comércio via "Delivery" na Capital
06/04 - Vereador Dr. Xavier vistoria situação de bairros periféricos da capital
03/04 - Em meio à pandemia, cuiabanos realizam ação solidária e distribuem marmitex aos caminhoneiros na BR-364
03/04 - Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso cria brigada de higienização de unidades policiais da capital
03/04 - O vereador Chico 2000 destinou R$ 600 mil de emendas para combate ao covid-19
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.