05/06/2013
Câmara e Conselho de Arquitetura articulam simpósio sobre o desenvolvimento de Cuiabá
Walter Machado

Em reunião hoje (05-06) no gabinete da presidência do Legislativo da capital, o vereador João Emanuel, PSD, titular da Mesa Diretora da Casa de Leis, iniciou os entendimentos com o presidente do CAUMT - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso, Claudio Miranda, para a realização de um simpósio nas próximas semanas. A discussão central do evento, que envolverá a classe acadêmica e instituições diversas, será voltada aos atuais e futuros reflexos desenvolvimentistas da cidade em todos os setores.

"É importante aprofundar as discussões acerca das mudanças que têm ocorrido em Cuiabá e de muitas outras que já se avizinham. A Câmara está atenta e sensível ao tema. Este ciclo de palestras, com a participação de acadêmicos da área de arquitetura, possibilitará uma visão mais clara de como Cuiabá evoluiu e quais são os gargalos detectados como entraves à harmonização futura desse crescimento, diretamente ligado à qualidade de vida dos seus habitantes".

Emanuel citou o caso de bairros periféricos de Cuiabá que carecem de regularização fundiária, deficiência que confronta a modernização do seu traçado urbanístico. "Se a capital se expandiu e expandirá muito mais, então é preciso estruturar legalmente esses polos, oficializar aos seus habitantes o direito pleno à propriedade. Pois têm a posse, não o título. É uma demanda desafiadora, a despeito do trabalho que tivemos o privilégio de comandar quando na presidência da Agência Municipal de Habitação Popular. Um esforço centrado da minha antiga equipe, quando foram entregues mais de 15 mil títulos de propriedade".

O presidente da Casa de Leis enfatizou  que isso é apenas um dos aspectos naturais referentes à expansão da cidade, pois a discussão deste simpósio envolverá também a forma de prestação de serviços básicos e as estruturas públicas disponíveis na capital. "Este simpósio parceiro entre Câmara e  Conselho de Arquitetura de MT, típica mesa redonda, tende a estabelecer uma reflexão atual e focada no futuro da cidade, a partir do impulso progressista da qual foi acometida.  Enfim, como isto pode mudar a vida dos munícipes e se as futuras adequações urbanísticas não interferem negativamente em setores básicos".

Segundo o presidente do CAUMT, Claudio Miranda, esse surto desenvolvimentista da 'Cuiabá 300 anos' envolve vários processos, a começar da questão da Copa 2014. "Este certame é um momento especial de desenvolvimento urbano. Queremos discuti-lo de forma sistêmica, além de outros setores igualmente exigentes de ampla discussão. O aterro sanitário e saneamento básico se incluem aí".

Ele citou que existem R$ 92 milhões do PAC 2 para urbanização dos bairros Dr. Fábio 2 e Altos da Serra 2. "A preocupação do presidente João Emanuel no tocante à regularização fundiária daquela região procede. O CAUMT entende que esta visão de desenvolvimento tem que estar articulada com a memória da cidade, cultura e turismo. "Neste eixo do desenvolvimento, o simpósio abrirá debates para acontecer ao longo do ano. Trata-se do primeiro encontro para reflexão da cidade de Cuiabá, perspectivas, qualidade de vida, planejamento, plano diretor, etc. Estamos numa região metropolitana. As políticas têm que ser integradas dentro da demanda da região metropolitana".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara