04/06/2013
Câmara abre Semana do Meio Ambiente no Paço Moreira Cabral
Otmar de Oliveira
O presidente do Legislativo da capital, vereador João Emanuel, PSD, e o vereador Mário Nadaf, PV, abriram hoje cedo (04-06) a Semana do Meio Ambiente em frente ao Paço Moreira Cabral, onde foram montados estandes do Projeto Arte/Pós-Descarte. A mostra artística enfoca o reaproveitamento de árvores, peças compostas de mesas, violas de cocho (fabricadas por Duílio Sampaio) e outros produtos de utilidade coletiva e individual. A exposição Arte/Pós-Descarte, da equipe do professor Darci Secchi, UFMT, tem apoio direto da Secretaria de Cultura e Resgate Histórico da Câmara Municipal.

O Projeto Arte/Pós-Descarte teve início em 2010, após danos causados por tempestade no Campus da UFMT, quando várias árvores foram sinistradas, com as cepas e raízes sendo reaproveitadas artisticamente para confecção de mesas, cadeiras, esculturas.

Conforme a secretária Daniela Ribeiro Cardoso, iniciativas do tipo são importantes para que o homem possa refletir melhor sobre os reflexos de suas ações na Mãe Natureza. "Amanhã (05-06), comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nossa preocupação atual está fundamentada com o futuro da humanidade, o amanhã. O homem tem destruído a natureza de forma impensada, inconsequente. Faz-se então urgente um repensar acerca de tudo de errado que acontece no Planeta por imposição do descompromisso humano, com reflexos comprometedores, muitas vezes irreversíveis, à área ambiental".

Segundo o presidente João Emanuel, esta exposição artística montada no Paço Moreira Cabral contribui para um repensar lógico sobre os erros atuais dos seres humanos em relação ao meio ambiente, à forma como tem agredido a natureza em nome de interesses financeiros, "não atentando para o perigo de inviabilizar até sua própria sobrevivência", alertou.

O dirigente parlamentar ressaltou que as peças expostas em frente à Casa de Leis - mostra artística aberta à população, em geral - remetem o homem a uma reflexão de conceitos errôneos que têm sido adotados no dia a dia de trato com a natureza, "quando pecamos pelo descompromisso de zelar pela vida que ela nos assegura amplamente". O meio ambiente - pontuou - "é oxigênio vivo para que a Terra não possa ser imolada num futuro não muito distante, quando todas as reservas naturais forem destruídas. Seria então o fim do homem e de todas as espécies de vida. Portanto, medidas preventivas, preservacionistas, precisam ser adotadas desde agora, de forma permanente. Não somente no decorrer da Semana do Meio Ambiente".

Emanuel parabenizou o vereador Mário Nadaf e demais colegas de Parlamento pelo trabalho voltado à preservação ambiental. "Nadaf não tem medido esforços para que a conscientização se sobreponha à depredação que o meio ambiente sofre de segundo a segundo. Precisamos potencializar o nome Cidade Verde em Cuiabá, a fim de que se torne referência legítima da responsabilidade de todos para com a natureza. Daí a importância de uma exposição desse porte, de linhas artísticas majestosas, porém rica também em termos de conteúdo ambiental. Proteger a natureza é uma batalha que a Câmara de Cuiabá também encampou. Desde já nos unimos àqueles soldados que defendem essa bandeira".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara