04/06/2013
Bandeira de São Benedito visita Câmara
Nesta terça (04-06), o Plenário do Legislativo de Cuiabá recebeu os festeiros de São Benedito, Rainha Idê Gonçalves Guimarães e Rei Rômulo. A bandeira e a coroa do santo circularam no recinto parlamentar, aplaudidas pelos devotos. Em homenagem a São Benedito, a sessão plenária foi interrompida para receber os festeiros. "É uma grande honra estarmos aqui, ser abraçados pelo carinho dos vereadores", disse a Rainha Idê. A bandeira também circulou pela sala dos jornalistas, conhecida por "aquário". Muitos fizeram questão de ser fotografados com a coroa.

A Festa de São Benedito, considerada um dos eventos religiosos mais importantes do Centro Oeste, acontecerá nos dias 4,5, 6 e 7 de julho próximo, na igrejinha do santo, Morro da Luz. A presente peregrinação dos festeiros prossegue até o próximo dia 28, data do grande baile de gala, informou a coordenação. Para o Rei Rômulo, "todos temos essa gratificante missão, a de levar alegria aos devotos de São Benedito, santo famoso por vários milagres".

O presidente da Casa de Leis, vereador João Emanuel, PSD, disse que a tradição festiva que engloba as comemorações alusivas a São Benedito fala muito sobre a fé das pessoas. "Fé em Deus, fé em quem tem a orientação do Senhor nos passos mundanos. Benedito, negro humilde, por vezes humilhado pela sua simplicidade, tornou-se um dos exemplos soberanos de espiritualidade cristã, de como a fé e atitudes caridosas, no dia a dia, podem se sobrepor a tudo".

Emanuel ainda afirmou que Cuiabá e seu povo são privilegiados por encampar festejos tão famosos Brasil e mundo afora. "A Festa de São Benedito, por exemplo, enquadra-se aí. É primorosamente preparada por voluntários com meses de antecedência, e está integrada ao calendário de eventos religiosos destacados do País. Para aqui sempre acorre uma legião de turistas para participar das homenagens merecidas ao santo. É que São Benedito estabeleceu um marco religioso de franca admiração mundo afora, de bem servir ao semlhante. E em Cuiabá, é fato, também tem cadeira cativa de devoção abnegada".

O vereador Leonardo Oliveira, PTB, líder do prefeito no Legislativo, agradeceu a visita dos festeiros ao Parlamento Municipal. Também lembrou que São Benedito promoveu a caridadade durante seus passos mundanos, tornando-se uma pessoa iluminada pela sua fé em Deus.

João Carlos Queiroz Secom/Câmara