27/05/2013
Vereador Allan integra coordenação da CNB e fala dos trabalhos realizados na Câmara

O vereador Allan Kardec, líder do PT na Câmara de Cuiabá, participou neste final de semana de um encontro do Partido dos Trabalhadores onde foram debatidos assuntos internos como a preparação para Programa de Eleições Diretas (PED) que ocorrerá em novembro, a atuação ao lado do colega Arilson da Silva na Câmara Municipal e também a escolha dos novos coordenadores da tendência CNB (Construindo um Novo Brasil) corrente interna do PT, a qual Allan e Arilson pertencem e a partir de agora integram a coordenação ao lado de outros nove membros.

Durante o evento, Allan resaltou a luta da bancada do PT de Cuiabá no Legislativo Municipal, de luta de resistir ao “prefeito patrão, autoritário, ao jeito de governar mandando e desmandando”. Disse que no parlamento municipal estão fincadas as raízes que fizeram da sigla o maior partido da América Latina.

Pontuou que todos, desde os fundadores  até os novos filiados que estão integrando hoje, fazem parte do Partido dos Trabalhadores. Porém, lembrou que o PT tem uma organização própria, é um organismo vivo que se organiza a partir das suas tendências da base.   “Nós fazemos parte da CNB (Construindo um Novo Brasil) a mesma tendência da presidenta Dilma e do Lula, então nós construímos um novo Brasil e somos realidade nessa construção dos últimos 10 anos”, disse.

Para o vereador, é importante que se faça esse diálogo, pois existem outras frentes que compõem o partido, e que muitas vezes os membros dessas várias correntes, durante embates internos acabam ultrapassando  a questão de adversários  dentro do partido para uma questão pessoal e o encontro é uma oportunidade de discutir isso no coletivo. Elogiou ainda o presidente do diretório municipal, Ednilson Albino de Carvalho pela transparência e pelo diálogo chamando todas as tendências para conversa.

Allan discorreu também sobre os trabalhos da bancada no Legislativo Municipal.  “Vivemos hoje uma realidade na Câmara de Cuiabá com dois vereadores e travamos diuturnamente batalhas lá dentro. A última foi com relação aos amarelinhos, pois estava vinculado ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários  a produtividade da multa num item obscuro, nós levantamos a bandeira, brigamos, a mídia esteve do nosso lado e conseguimos o apoio de alguns companheiros  para fazer uma emenda retirando a multa da produtividade, isso é uma luta nossa”, disse.

De acordo com o vereador Allan Kardec, a próxima luta, que será levada para o plenário da Câmara  nessa semana é a situação dos professores contratados  que prestam serviços há quatro anos ao município, mas que podem ser dispensados pela atual gestão por recomendação do  Ministério Público. “Foi uma sugestão, e não uma ordem judicial, mas o secretário municipal de Educação que vem da iniciativa privada e não entende de administração pública já está executando a ordem e planejando mandar embora já no mês de julho, mais de 300 pais e mães de família que ganham menos de R$ 1 mil”, ressalta o parlamentar.

O vereador explica que a medida precisa ser repensada, uma vez que os contratos encerram no dia 20 de dezembro deste ano. “Os professores precisam esperar até fevereiro e passarem pela contagem de pontos para serem recontratados, caso não surjam outros profissionais mais qualificados para ocuparem os lugares deles. “Pior do que isso é a falta de concurso público para a nossa área aqui em Cuiabá”. Talvez esse não seja o principal diálogo da CNB hoje, mas é uma das batalhas que os vereadores da CNB, deste coletivo, estão fazendo em Cuiabá”, finalizou Allan. O  encontro foi realizado no sábado (25) e contou com a presença de dezenas de filiados e as principais lideranças políticas do PT.

Welington Sabino - Assessoria de Gabinete